15/04/2009
A Sociedade Brasileira de Pediatria passa, a partir deste ano, a indicar vacina para crianças de até cinco anos com o intuito de imunizar contra o vírus causador da gripe.
Em 2008, a orientação era que crianças de até dois anos recebessem a vacina. Agora, a faixa etária se estendeu e pode diminuir o número de consultas ambulatoriais, internações e pneumonia e otite.
De acordo com a enfermeira e tutora do Portal Educação, Fernanda Machado, depois de vacinadas, as crianças têm menos chances de ser infectadas. "Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a vacina não causa gripe, pois é composta por vírus inativos, ou seja, incapazes de provocar a doença", alerta a tutora.
Especialistas afirmam que a época ideal para se tomar a vacina é no outono, porque o surto de gripes e pneumonias ocorre nos meses de junho e julho. As crianças são as responsáveis de levar o surto para dentro de casa, por isso, a importância de tomar a vacina preventiva, já que o custo x benefício é eficiente, ou seja, o valor gasto com a vacina pode ser economizado com a redução de consultas médicas e de antibióticos.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93