Você sabe quais cuidados deve se tomar com paciente ostomizado?

Uma enfermeira qualificada deve ir ao local
Uma enfermeira qualificada deve ir ao local

Enfermagem

03/03/2016

Primeiro vamos entender o que é ostomia. É uma cirurgia onde o paciente é submetido a fazer uma fissura na região do abdômen no qual as fezes ou urina possam sair quando ocorre alguma doença impedindo o funcionamento normal.

No período máximo de 15 dias de alta no hospital, uma enfermeira qualificada deve ir ao local para saber se o paciente ou o cuidador está tomando os devidos cuidados.

Esses cuidados são a higienização do ostoma e a observação, pois o ostoma é sempre rosado, úmido, sem feridas e deve permanecer assim. Os cuidados com o coletor devem ser diários. Além disso, o paciente passa por um processo de nutrição enteral, que ocorre quando os nutrientes necessários são impedidos de passar pela boca. Então, é feito essa nutrição enteral. A pessoa capacitada verifica se o processo está sendo feito como deve ser.

Em alguns casos, pode se fazer uma cirurgia de reversão, que é quando a causa da doença está aniquilada e o sistema intestinal ou urinário pode seguir seu caminho natural. Porém apenas um médico poderá dizer se o ostoma pode ser fechado.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93