Curso de Atualização em Enfermagem: por que especializar-se em gestão?

Enfermagem

17/11/2017

O mercado mudou muito nos últimos tempos e, hoje, o ideal é que o profissional seja completo, em qualquer área. Na enfermagem não é diferente, pois as qualificações exigidas para a profissão mudaram no decorrer dos anos. É cobrado dos profissionais um amplo conhecimento também em outras áreas além do atendimento aos pacientes, como administração, gerência e marketing, que se pode conseguir em um curso de atualização em Enfermagem, por exemplo.

As organizações de saúde precisam compreender a necessidade de mudar, avaliar, certificar e organizar para assim responder às expectativas e necessidades dos clientes, encantando-os em um processo contínuo. É por isso que os serviços de saúde já iniciaram um engajamento no movimento pela qualidade, já existente em outras áreas de atuação.

O profissional de saúde também precisa estar focado neste elemento-chave da área: A QUALIDADE.

A busca pela qualidade e seus pilares

A discussão sobre qualidade permite que se amplie o campo conceitual e se facilite a operacionalização da avaliação dos serviços de saúde.

“A atualização profissional do enfermeiro na área de gestão demonstra a sincronia das atividades assistenciais com a parte administrativa e isso faz com que os enfermeiros contribuam não somente em atender o paciente, mas também em proporcionar condições para que ele seja atendido, reduzindo o tempo de internação e os gastos hospitalares”, explica o enfermeiro e tutor do Portal Educação, Alisson Daniel.

Mas como garantir que os serviços estejam seguindo o padrão de qualidade necessário? O estudioso Donabedian (1980) estabeleceu sete atributos como os pilares de sustentação da qualidade em saúde:

- eficácia;
- efetividade;
- eficiência;
- otimização dos recursos;
- aceitabilidade;
- legitimidade;
- equidade.

Além deles, são citadas, ainda, a continuidade dos cuidados e a comunicação entre o profissional e o usuário.

→ Os componentes tangíveis e intangíveis:

Nos serviços de saúde, a qualidade pode ser percebida pelos clientes por meio dos seus componentes tangíveis e intangíveis. A tangibilidade de um serviço é aquilo que o cliente vê e sente, como a aparência física do local. Os componentes intangíveis são amabilidade e cordialidade, ou seja, os que estão diretamente ligados ao relacionamento da equipe profissional com os clientes.

O pesquisador Las Casas divide a qualidade em quatro dimensões, que são:

- Confiabilidade – é importante para prestar serviços de qualidade. Gerada pela habilidade de fornecer o que foi prometido de forma segura e precisa;
- Segurança – clientes querem dos prestadores de serviços a habilidade de transmitir segurança e confiança, caracterizada pelo conhecimento e cortesia dos funcionários;
- Aspectos tangíveis – os aspectos físicos que circundam a atividade de prestação de serviço também têm sua importância como fator de influência, como instalações, equipamentos, aparência dos funcionários etc;
- Empatia – grau de cuidado e atenção pessoal dispensado aos clientes, como a capacidade de se colocar no lugar dos outros e, também, a receptividade, que é a disposição de ajudar os clientes e fornecer serviços com presteza.

Neste sentido, a garantia da qualidade estará diretamente associada à elaboração de estratégias tanto para avaliação destes aspectos, quanto para implementação de padrões organizacionais (clínicos ou não) por meio de programas locais ou nacionais. A atenção deve estar direcionada para os atributos da qualidade, considerando o desejo de qualquer organização à sobrevivência e à satisfação dos clientes.

E é nesse contexto que se insere o Enfermeiro e a necessidade de que ele compreenda e saiba aplicar as práticas de gestão.

Referências Bibliográficas:
DONABEDIAN, A. Basic approaches to assessment: structure, process and outcome. In: DONABEDIAN A. Explorations in Quality Assessment and Monitoring. Michingan (USA). Chicago: Health Administration Press, 1980. p. 77- 125.

Se você não sabe por onde começar a aprender a gestão de saúde, confira nosso Master em Enfermagem com Foco em Gestão de Pessoas e Qualidade e matricule-se agora mesmo:

CONHECER O CURSO

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93