Curso de Atualização em Enfermagem: por que especializar-se em gestão?
Enfermagem
17/11/2017
O mercado mudou muito nos últimos tempos e, hoje, o ideal é que o profissional seja completo, em qualquer área. Na enfermagem não é diferente, pois as qualificações exigidas para a profissão mudaram no decorrer dos anos. É cobrado dos profissionais um amplo conhecimento também em outras áreas além do atendimento aos pacientes, como administração, gerência e marketing, que se pode conseguir em um curso de atualização em Enfermagem, por exemplo.
As organizações de saúde precisam compreender a necessidade de mudar, avaliar, certificar e organizar para assim responder às expectativas e necessidades dos clientes, encantando-os em um processo contínuo. É por isso que os serviços de saúde já iniciaram um engajamento no movimento pela qualidade, já existente em outras áreas de atuação.
O profissional de saúde também precisa estar focado neste elemento-chave da área: A QUALIDADE.
A busca pela qualidade e seus pilares
A discussão sobre qualidade permite que se amplie o campo conceitual e se facilite a operacionalização da avaliação dos serviços de saúde.
“A atualização profissional do enfermeiro na área de gestão demonstra a sincronia das atividades assistenciais com a parte administrativa e isso faz com que os enfermeiros contribuam não somente em atender o paciente, mas também em proporcionar condições para que ele seja atendido, reduzindo o tempo de internação e os gastos hospitalares”, explica o enfermeiro e tutor do Portal Educação, Alisson Daniel.
Mas como garantir que os serviços estejam seguindo o padrão de qualidade necessário? O estudioso Donabedian (1980) estabeleceu sete atributos como os pilares de sustentação da qualidade em saúde:
Além deles, são citadas, ainda, a continuidade dos cuidados e a comunicação entre o profissional e o usuário.
→ Os componentes tangíveis e intangíveis:
Nos serviços de saúde, a qualidade pode ser percebida pelos clientes por meio dos seus componentes tangíveis e intangíveis. A tangibilidade de um serviço é aquilo que o cliente vê e sente, como a aparência física do local. Os componentes intangíveis são amabilidade e cordialidade, ou seja, os que estão diretamente ligados ao relacionamento da equipe profissional com os clientes.
O pesquisador Las Casas divide a qualidade em quatro dimensões, que são:
- Confiabilidade – é importante para prestar serviços de qualidade. Gerada pela habilidade de fornecer o que foi prometido de forma segura e precisa; - Segurança – clientes querem dos prestadores de serviços a habilidade de transmitir segurança e confiança, caracterizada pelo conhecimento e cortesia dos funcionários; - Aspectos tangíveis – os aspectos físicos que circundam a atividade de prestação de serviço também têm sua importância como fator de influência, como instalações, equipamentos, aparência dos funcionários etc; - Empatia – grau de cuidado e atenção pessoal dispensado aos clientes, como a capacidade de se colocar no lugar dos outros e, também, a receptividade, que é a disposição de ajudar os clientes e fornecer serviços com presteza.
Neste sentido, a garantia da qualidade estará diretamente associada à elaboração de estratégias tanto para avaliação destes aspectos, quanto para implementação de padrões organizacionais (clínicos ou não) por meio de programas locais ou nacionais. A atenção deve estar direcionada para os atributos da qualidade, considerando o desejo de qualquer organização à sobrevivência e à satisfação dos clientes.
E é nesse contexto que se insere o Enfermeiro e a necessidade de que ele compreenda e saiba aplicar as práticas de gestão.
Referências Bibliográficas:
DONABEDIAN, A. Basic approaches to assessment: structure, process and outcome. In: DONABEDIAN A. Explorations in Quality Assessment and Monitoring. Michingan (USA). Chicago: Health Administration Press, 1980. p. 77- 125.
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por Colunista Portal - Educação
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