Curso EAD de Enfermagem do Trabalho: entenda a profissão e a carreira

Enfermagem

20/11/2017

Para quem quer progredir na carreira e conquistar novas oportunidades, o curso EAD de Enfermagem do Trabalho pode ser uma ótima opção para manter-se atualizado. Sobretudo em uma área vasta como a Saúde, investir em especializações é um passo muito importante para conseguir ascender profissionalmente.

A Enfermagem do Trabalho, por exemplo, trata dos cuidados básicos com a saúde em ambientes como indústrias, repartições públicas e outros tipos de instituições. É uma boa alternativa para quem deseja melhorar a qualificação e o salário, além de novos meios de contribuir para a sociedade.

Para saber mais sobre o assunto e conhecer melhor a profissão, não deixe de ler o post a seguir!

O curso EAD de Enfermagem do Trabalho

Normalmente, os cursos oferecidos na área são técnicos profissionalizantes e especializações. As especializações são restritas às pessoas já graduadas como enfermeiros ou médicos. Mas, ainda, existem diversas outras maneiras de adquirir conhecimento aprofundado na área, como em cursos de extensão, profissionalizantes e livres.

O curso EAD de Enfermagem do Trabalho tem a intenção de formar um profissional consciente, capacitando-o para promover normas de higiene e segurança no ambiente de trabalho. Assim, ele poderá atuar na prevenção de acidentes, doenças e outros riscos que possam prejudicar a saúde de uma equipe. Embora cada instituição de ensino ofereça uma grade curricular distinta, algumas disciplinas são relevantes para a formação de um enfermeiro do trabalho, como:

- Epidemiologia e Vigilâncias em Saúde;
- Planejamento e Gerenciamento de Emergências, Desastres e Epidemias;
- Classificação dos fatores de risco;
- Saúde Mental no Trabalho;
- Saúde Preventiva e Promoção da Saúde;
- Saúde Laboral e Doenças Ocupacionais;
- Biossegurança no Ambiente de Trabalho;
- Exame Admissional, Periódico e Demissional;
- Segurança do Trabalho e Prevenção de Acidentes.

Diferenças entre o técnico e o enfermeiro do trabalho


A principal diferença entre os dois profissionais está no tempo de estudo.

O bacharelado em enfermagem dura em média 4 anos e mais o tempo de uma especialização, que costuma ser de 18 meses, como é o caso do EAD de Enfermagem do Trabalho. Já o curso técnico profissionalizante pode oferecer o diploma em aproximadamente 2 anos. É uma boa opção para quem ainda não possui um curso superior, mas já deseja ingressar no mercado de trabalho para adquirir experiência.

No entanto, as possibilidades de atuação serão diferentes. Apenas o enfermeiro formado pode liderar uma equipe e ser o responsável por um projeto aplicado em uma empresa. O papel do técnico fica um pouco mais restrito a auxiliar na implementação dos planejamentos idealizados. De toda forma, ambos podem atuar na promoção de campanhas e ações de temas variados, que favoreçam a maior conscientização no local de trabalho. Por exemplo, é importante chamar a atenção para a prevenção de doenças ocupacionais, uso de equipamentos de proteção, riscos do alcoolismo, entre outros assuntos.

Nesse sentido, fazer um curso EAD de Enfermagem pode ser uma ferramenta muito interessante para renovar os conhecimentos. Assim, a formação fica cada vez mais completa, o que é fundamental em uma área de tamanha responsabilidade.

Quais são as atribuições do profissional?

De forma geral, um enfermeiro do trabalho deve prestar assistência em enfermagem para todo o ambiente e equipe de funcionários de uma empresa. Inclusive, é sua função detectar riscos e planejar ações para evitar problemas que gerem prejuízos à empresa e à saúde do trabalhador. É ainda aconselhável que o profissional seja bem articulado nas relações interpessoais, além de sempre buscar novas iniciativas. Tais características são necessárias, já que a função requer contato constante com outras pessoas para envolver e estimular todo o grupo de colaboradores. Entre as atribuições que podem ser desempenhadas por um especialista no ramo estão:

- Solicitar exames e prescrever ações e medicamentos, apenas quando estiver compondo uma equipe de saúde;
- Avaliar as condições de higiene e segurança da empresa;
- Orientar quanto à importância da utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e também de proteção coletiva;
- Identificar problemas e necessidades, implementando melhorias e avaliando os resultados;
- Elaborar relatórios e laudos técnicos;
- Participar de treinamentos, cursos e eventos;
- Promover a saúde no ambiente, definindo estratégias para cada setor e grupo de trabalho.

Uma de suas maiores responsabilidades é trabalhar no dia a dia da empresa seguindo as regras de segurança, higiene, preservação ambiental e qualidade. Um bom profissional deve saber que suas atitudes servem de exemplo e motivação para os outros.

E o mercado de trabalho?

→ Trabalhando em uma empresa:
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) determinam uma série de normas regulamentadoras sobre saúde e segurança do trabalho, que devem ser cumpridas em todo o território nacional. Logo, podemos perceber que se trata de uma área promissora e em constante expansão, já que as instituições devem seguir as normas determinadas pela lei.

Um enfermeiro com formação no curso EAD de Enfermagem, por exemplo, consegue conferir às empresas maior garantia de que os padrões estão sendo obedecidos — sem risco de elas serem autuadas por descumprimento. Com a valorização do ambiente de trabalho, as companhias têm procurado empregar profissionais da saúde que possam contribuir para o bem-estar de seus funcionários. Como resultado, há a percepção de benefícios como maior produtividade, menor índice de acidentes e afastamentos, redução de custos, etc.

→ Outras possibilidades de atuação:
Há ainda a opção de abrir uma empresa especializada em Enfermagem do Trabalho, que preste um serviço qualificado para outras instituições, sem a necessidade de contratação de um funcionário exclusivamente dedicado a isso. É o caso de indústrias menores, que podem precisar de consultorias para orientação na área, mas que não possuem o dever ou a necessidade de manter um quadro completo com engenheiro, médico, enfermeiro, auxiliares, entre outros. O profissional graduado também pode investir na carreira acadêmica, ministrando cursos técnicos ou mesmo dando aulas em cursos superiores.

Em suma, o curso EAD de Enfermagem do Trabalho favorece a profissão, voltada à educação e conscientização das pessoas quanto à prevenção da saúde e da qualidade de vida dos trabalhadores. Assim, espera-se conseguir identificar e reduzir os riscos que possam comprometer de alguma maneira o ambiente.

Conseguiu entender um pouco mais sobre a Enfermagem do Trabalho?


Investir em conhecimento significa abrir mais caminhos para o sucesso profissional. Então, aproveite e obtenha o KIT GRATUITO e exclusivo que a Academia produziu, trazendo um pouco dos conteúdos abordados no curso EAD de Enfermagem do Trabalho (eBook + vídeo), clicando abaixo:

OBTER KIT GRATUITO:
http://online.portaleducacao.com.br/kit-conteudo-em-enfermagem-do-trabalho

Entre em contato conosco e conheça todas as nossas oportunidades de cursos online!

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93