01/01/2008
Por: Marcela Dohms - UFPR
ECHINOCOCCUS GRANULOSUS
Também chamada de tenia anã
Familia: Taenidae
No BR, é comum no Rio Grande do Sul. Ocorre tb na Argentina e Uruguai.
MORFOLOGIA
ADULTO: Possui escólex com 4 ventosas e rostro com acúleos.
OVO: Apresenta embrióforo (revestimento externo) e embrião hexacanto.
CISTO HIDÁTICO: Pode alcançar 5 a 10 cm. Estruturas (de fora para dentro):
Mb. adventícia ou externa (pericisto)
Mb. anista : secretada pela prolígera e serve para defesa
Mb. prolígera: responsável pela proliferação do parasita, origina as vesículas prolígeras (que originam os protoexcólex) glicogênio
Líquido hidático: parecido com o LCR, com substs antigênicas.
HABITAT
Intestino delgado de cães (HD)
Fígado e pulmões dos HI. No homem pode ser encontrado tb no cérebro, ossos e rins.
CICLO BIOLÓGICO
Heteroxeno
HD - Forma adulta: em canídeos
HI - Forma larvar (cisto hidático): em ovinos, bovinos, suínos,... e homem
Os ovos são eliminados pelas fezes dos cães e contaminam o ambiente, como os pastos. O HI ingere esses ovos junto com alimento. Nos animais, assim como no homem, há dissolução do embrióforo e liberação da oncosfera por estímulo do suco gástrico. Assim, a oncosfera é liberada no duodeno dos HI e com os acúleos atravessa a parede intestinal, caindo na circulação, podendo ir para os músculos, baço, SNC, pulmão,... No fígado, a oncosfera (embrião hexacanto) se transforma em cisto hidático (hidátide ou larva) e se aloja nos tecidos.
Quando os cães se alimentam das vísceras desses animais, ingerem o cisto com escólexes, que no duodeno desenvaginam-se e se transformam em vermes adultos em 2 meses. Os vermes adultos vivem no intestino dos cães até morrerem e serem eliminados (cerca de 4 meses).
Mecanismos de transmissão: Homem - ingerindo ovos eliminados pelos cães infectados, pelos pêlos repletos de ovos. Muito comum ocorrer com crianças.
Ovinos, caprinos, suínos,...(HI) - ingerindo ovos das fezes dos cães junto com seus alimentos.
PATOGENIA E SINTOMATOLOGIA
Muitas pessoas podem ser portadoras de cistos hidáticos durante toda a vida sem buscar assistência médica. Como geralmente ocorre na infância, os sintomas podem se manifestar só na fase adulta.
Devido à ação mecânica, pode ocorrer compressão e função diminuída de algum órgão. Pode haver compressão do sistema porta levando a estase sanguínea, ascite e perturbação do fluxo biliar. Pode haver dificuldade respiratória e eliminação de escólexes no catarro. Pode causar também reação alérgica.
DIAGNÓSTICO
CLÍNICO: Difícil. Geralm. há manifestações crônicas hepáticas ou pulmonares.
LABORATORIAL: Reações imunológicas. Usa-se também raio X, tomografia computadorizada e ultrasonografia.
TRATAMENTO:
cirúrgico. Há risco de ruptura dos cistos, originando novos cistos.
PROFILAXIA
Impedir que os cães comam as vísceras dos HI, fazendo divisão das pastagens, proibindo a alimentação dos cães com vísceras, fazendo controle dos matadouros, incinerando as vísceras que contenham cistos. Realizar tratamento em massa de todos os cães em regiões de risco, eliminar cães errantes e educação sanitária.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93