Biossegurança

Biossegurança na podologia
Biossegurança na podologia

Estética e Beleza

30/03/2012

Bio significa Vida, portanto temos que assegurar tanto a vida do nosso cliente como a nossa. Prevenção se torna o item mais importante dentro da nossa profissão. Os profissionais e os clientes não podem correr o risco de serem contaminados, em hipótese alguma. Nosso objetivo é transmitir aos profissionais procedimentos de limpeza, desinfecção e esterilização que serão executados em nosso local de trabalho, de modo que não haja o risco de transmissão de patologias entre os clientes, entre nós e os clientes e entre nosso local de trabalho e os clientes. Para melhor compreendermos o tema a seguir, vamos nos familiarizar com os termos mais utilizados em Biossegurança.

Termos
Antissepsia: É o conjunto de procedimentos utilizados para evitar que os microrganismos patógenos se espalhem para longe do local onde se encontrem. Ex.: álcool 70%.

Artigos: São os instrumentais utilizados pelo profissional em seu atendimento diário, que são classificados segundo a gravidade de risco e quanto à transmissão de infecção que apresentam.

Assepsia: É quando o local for estéril, ou seja, isento de qualquer microrganismo patógeno. É o conjunto de procedimentos e cuidados adequados para manter afastados deste local os microrganismos vindos de fora.

Desinfecção: É o processo que mata ou destrói a maioria dos microrganismos patogênicos, raramente aniquila todos os esporos.

Desinfecção de alto nível: Elimina bactérias na forma vegetativa, por exemplo: bacilo da tuberculose, alguns esporos, fungos e alguns vírus, enfim, todos os microrganismos, com exceção de um grande número de esporos.

Desinfecção de nível intermediário: Elimina a bactéria de forma vegetativa, bacilo da tuberculose, fungos e alguns vírus. Não elimina bactérias esporuladas.

Desinfecção de baixo nível: Elimina a maioria das bactérias vegetativas, fungos e vírus. Não elimina esporos ou vírus lipídicos.

Descontaminação: Processo que resulta na redução da população microbiana em um objeto inanimado a um nível seguro ou relativamente seguro para a manipulação.

Desinfetantes:
Saneador, antisséptico utilizado em objetos inanimados.

Detergentes:
Dissolvem substâncias gordurosas.

Detritos:
Restos, sujeiras.

EPI:
Equipamento de proteção individual, ou seja: luvas de borracha, óculos de proteção, avental e máscara.

Envelopes/estojo para esterilização:
Para acondicionar os instrumentos dentro de estufa e/ou autoclave.

Esterilização:
É o processo de destruição de todas as formas de vida microbiana, inclusive esporuladas, presentes em qualquer artigo, mediante a aplicação de agentes físicos ou químicos.

Ficha e Anamnese: É o primeiro contato do profissional com o cliente, sobre possíveis alergias e doenças. Sugestão (baixar no site www.belezain.com.br).

Germes: Nome dado aos microrganismos existentes, ou seja: bactérias, fungos e vírus. Germicida: É um produto químico que destrói microrganismos. É utilizado para eliminar agentes patogênicos, mas não necessariamente bactérias esporuladas. Utilizado em tecidos vivos (antissépticos) e objetos inanimados (desinfetantes).

Higiene: parte da medicina que ensina a conservar a saúde individual e da comunidade, limpeza, asseio.

Infecção: Contágio, contaminação, invasão dos tecidos orgânicos por germes patogênicos.

Limpeza: Reduz a quantidade de microrganismos existentes. É o procedimento que consiste na remoção mecânica de sujidades e detritos visíveis por meio da lavagem, enxágue e secagem do material, utilizando soluções detergentes. Pode ser mecânica ou manual.

Pré-embebição:
Procedimento que evita que as sujidades e matérias orgânicas sequem nos instrumentos. É onde se inicia a dissolução dos resíduos e em alguns casos a descontaminação.

Reprocessamento: É o processo que irá ser aplicado em artigos para que sejam reutilizados. Inclui: limpeza, desinfecção, prepara embalagem, rotulagem, esterilização e controle de qualidade.

Sujidades: Cisco, sujeira.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93