A primeira atitude do podólogo em relação ao seu cliente é o preenchimento da Anamnese, com ela temos seu passado clínico e, assim, nos orientamos para um procedimento adequado. Existem alguns recursos que o profissional pode utilizar para fazer um exame minucioso da sensibilidade do cliente.
FIGURA – EXAME DE SENSIBILIDADE
Instrumentos como o monofilamento e o diapasão podem ser utilizados sem contraindicação. Na falta deles, um chumaço de algodão embebido em água morna ou fria é uma medida de grande valia. A pressão dos dedos no pé do cliente, estando ele com os olhos vendados, também é um recurso que pode ser utilizado. Quanto à vascularização dos pés, existem saídas simples e muito importantes. São elas:
- Tomar o pulso da artéria pediosa, verificar a temperatura local: pé frio/isquemia e pé quente/inflamação, a cor da pele, que traduz o estado de circulação dos capilares: cianose (arroxeado) indica acúmulo de sangue pouco oxigenado, rubor (avermelhado) indica vasodilatação e palidez (sem cor) indica estado de isquemia;
- O estado das unhas: a diminuição do aporte sanguíneo torna o crescimento das unhas lento e desigual e seu aspecto irregular;
- Se há úlceras localizadas nas extremidades dos dedos, podendo fazer o desbaste na região queratósica com conhecimento e responsabilidade.
O cliente diabético deve seguir, diariamente, as orientações básicas, fornecidas por seu podólogo como:
- Proteger com protetores e anteparos os pontos de pressão da região plantar;
- Utilizar calçados apropriados (sem costuras e confortáveis);
- Usar meias de algodão e sem costuras;
- Inspecionar os pés de maneira correta ou pedir que alguém o faça (verificar a planta dos pés, os espaços interdigitais e as unhas);
- Não andar descalço;
- Hidratar os pés com creme específico de alta hidratação;
- Não utilizar água quente em hipótese alguma;
- Lavar e secar bem entre os dedos são medidas de grande valia, pois a prevenção é uma grande aliada, não só para os portadores de diabetes, mas para todos que querem ter pés saudáveis por muito tempo.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93