É a má formação do Hálux (primeiro artelho), que proporciona o aparecimento de uma saliência óssea na cabeça do primeiro metatarso.
FIGURA - JOANETE
A saliência óssea é a deformidade que se dá devido ao desvio em varo do primeiro metatarso. Desvio em varo é quando o osso se aproxima do eixo medial, que é uma linha imaginária que divide o corpo humano em duas partes exatamente iguais. Quando o osso se afasta do eixo medial, o chamamos de desvio em valgo.
Quando o Hálux se apresenta em valgo não quer dizer que, necessariamente, se tem joanete, mas, quando se tem joanete com certeza o hálux se apresenta em valgo.
Característica do joanete: o Hálux se apresenta em valgo e o primeiro metatarso se apresenta em varo.
Joanete de Taylor: é o desvio que ocorre no quinto metatarso.
Causas: a hereditariedade (mais comum em pé chato), agentes mecânicos (pressão de sapatos apertados), a artrite (inflamação na articulação), a artrose (desgaste da articulação, que é uma patologia crônica), a gota (doença relacionada ao ácido úrico), traumas (fratura, luxação na primeira articulação metatarso falangiana) e a artrite reumatoide. O conjunto de sinais, ou seja, o quadro clínico do joanete é observado de acordo com o grau de deslocamento do primeiro metatarso, de acordo com a causa do joanete, se existe inflamação na saliência óssea ou se há a alteração da marcha.
Tratamento clínico: Em casos de deformações leves, é indicado o uso de sapatos com biqueira alargada e capa de feltro, silicone ou gel ao redor da protuberância óssea, pois alivia a compressão. Nos casos de bursite é indicada a punção, juntamente com compressas quentes com toalhas e repouso. Caso esteja infeccionada é feita a drenagem e compressas associadas ao uso de antibióticos. O tratamento cirúrgico consiste em corrigir a saliência óssea (artroplastia), que alinha a articulação.
O procedimento cirúrgico mais simples consiste em cortar a protuberância e soltar os tendões e ligamentos que tracionam o dedo.
Depois de cortar o osso e descolar os tendões, o dedo é colocado na posição correta, encaixado na articulação. O feixe de tendões e ligamentos é preso de forma a não deixar o dedo se deformar novamente.
O osso é encaixado na articulação para que a deformidade não se repita. O tecido que fica sob a pele, depois de cortado o osso, também é puxado e firmemente costurado para manter o dedo na posição articular correta.
FIGURA - PÓS-CIRÚRGICO
Depois da cirurgia, o pé fica com melhor aparência estética, sem a protuberância e a tonalidade vermelha causada pela inflamação do local do joanete, com o dedo na posição normal. Apesar dos bons resultados, os médicos não costumam prescrever a cirurgia só por motivos estéticos, porque a operação pode deixar uma cicatriz dolorosa para o resto da vida. O pé pode ficar doloroso e incomodar muito, no caso de pessoas jovens.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93