A cor da pele indica a ocorrência de algum problema
Estética e Beleza
02/04/2012
- As síndromes vasculares ocorrem devido às obstruções intensas e rápidas.
- A cor da pele muda pode ocorrer isquemia, cianose, hiperemia e vasodilatação.
Principais Síndromes Vasculares
* Fenômeno de Raynauld
Sintomas:
– Crises dolorosas dos dedos
– Mudança de coloração
– Vasoespasmo das articulações digitais
– Ocorre mais em mulheres jovens
– Atinge mãos e pés
– Pode ocorrer em todos os dedos, mas geralmente, aparece em um só.
Causas: frio, calor e estados emocionais.
Fases da crise:
- Palidez por vasoconstrição
- Cianose: sangue pouco oxigenado
- Hiperemia: vermelhidão, temperatura local alta e sensação de calor (dor e “formigamento”)
- Pode ter graus de gravidade
Consequencias:
- Atrofia da pele
- Hiperqueratoses
- Úlceras (pele fina e vulnerável)
Tratamento:
- Evitar mudanças bruscas de temperatura
- Evitar contato com água fria
- Evitar o fumo
- Medicamentos vasodilatadores. Ex.: Ginkgo Biloba
* Acrocianose
Venodilatação, vasodilatação de veias
Sintomas:
- Síndrome que afeta extremidades (mãos e pés)
- Dilatação de vasos capilares venosos
- Ocorrem cianose e sensação de frio
- Acomete mulheres jovens/alteração hormonal
* Gangrena
É irreversível, sempre causada por problemas circulatórios. É a morte ou necrose dos tecidos (tecido desvitalizado). Antes de ocorrer morte tecidual é acionado um mecanismo de alerta e o exame físico vascular é um deles.
Tipos de gangrena:
- Gangrena seca: não há circulação arterial, permanece o retorno venoso linfático e as extremidades se apresentam secas.
- Gangrena úmida: interrompe a circulação arterial, venosa e linfática e evolui com edema
* Diabetes
Diabetes é a enfermidade causada pelo aumento da quantidade de açúcar, ou seja, de glicose no sangue. Os alimentos que ingerimos são transformados em açúcar. A insulina ajuda o transporte do açúcar às células do corpo, que será transformado em energia. Se o corpo não produz insulina ou não produz o suficiente, ou ainda não funciona normalmente, pode-se dizer que se tem diabetes. Os altos níveis de açúcar no sangue podem causar sérios problemas de saúde.
O diabetes se classifica em: tipo 1 e tipo 2.
- Tipo1, ou diabetes mellitus insulinodependente: Ocorre com maior frequência em jovens. Nesse caso, é necessário tomar insulina por meio de injeção, para suprir a falta ou produção insuficiente do corpo.
- Tipo 2 ou diabetes sem dependência de insulina (também conhecido como não insulinodependente):
O corpo produz insulina, mas ela não funciona adequadamente.
- Diabetes gestacional: Aparece com a gestação e às vezes desaparece após o parto. Esses pacientes podem desenvolver, mais tarde, diabetes tipo 2. O tratamento é feito por intermédio de exercícios físicos, dieta e insulina.
O diabetes mais comum é do tipo 2 e se manifesta em pessoas adultas, com excesso de peso e em pessoas com antecedentes familiares. É controlado mediante um equilíbrio entre: os alimentos que comemos, exercícios físicos, controle de peso e em alguns casos, medicamentos, sejam eles comprimidos ou insulina. Níveis de açúcar ficam elevados por muito tempo e podem causar sérios problemas nos olhos, nos nervos, nos rins, no coração (nas artérias e veias) e nos pés.
A insulina não funciona adequadamente, o açúcar se acumula no sangue e é eliminado na urina. Sintomas da presença de açúcar no sangue e na urina:
- Cansaço, perda de peso, sede, visão turva e necessidade frequente de urinar.
Se o nível de sangue não é controlado, com o tempo podem surgir problemas mais sérios, como cegueira, a necessidade de se amputar o pé e até a perna e hemodiálise. Em alguns casos, o nível elevado de açúcar ocorre sem que nenhum sintoma apareça.
Testes para medir os níveis de açúcar no sangue:
- Colocar uma gota de sangue em um medidor especial ou o teste da urina, onde se usa uma fita especial que, em contato com a urina, acusa a presença de açúcar ou cetonas. A presença de cetonas na urina pode significar que o nível de açúcar no sangue está descontrolado. Consultar um médico é importante, pois talvez seja necessário ajustar o tratamento.
- Exame de sangue chamado HbA1C (Hemoglobina glicolisada). Esse exame mostra o nível médio de controle do açúcar sanguíneo nos últimos dois ou três meses. Compete ao médico qual é o melhor teste para cada caso.
- Comprimidos: Funcionam de várias maneiras para ajudar a diminuir o nível de açúcar no sangue. O paciente deverá fazer uso dos comprimidos sempre sob orientação médica. Se o paciente deixar de tomar o medicamento, não poderá fazê-lo junto com a próxima dose. Na utilização da insulina, o próprio paciente aprende a preparar a seringa e a injetá-la corretamente, escolhendo lugares diferentes do corpo a cada aplicação para que a insulina seja bem absorvida. Às vezes, a utilização da insulina ou comprimidos são medicamentos que podem controlar e baixar demasiadamente o nível de açúcar no sangue, principalmente durante e depois da prática de exercícios físicos, se o paciente não se alimentar, se comer tarde, se não comer o suficiente ou se tomar medicamento em excesso.
Principais sintomas de baixo nível de açúcar no sangue:
-Tremor, tontura, irritabilidade, fome, sonolência, sudorese e cansaço.
Caso o paciente apresente alguns desses sintomas, é necessário comer ou beber imediatamente algum alimento doce. O médico dará orientações sobre como evitar os problemas de baixo nível de açúcar no sangue. Orientar o cliente a participar de grupos de apoio e explicar à família e amigos o que podem fazer são atitudes que ajudam. O diabetes não tem cura, mas que pode ser controlado com uma alimentação balanceada, com a prática de exercícios físicos e com medicamentos.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93