A prática de exercícios de relaxamento antes de uma sessão de massagem ajuda a gestante a desfrutar da transição entre o agito da vida para um estado de profundo alívio mental e físico.
A seguir, veremos algumas sugestões práticas que podem ser úteis.
Essas situações abaixo citadas podem ser positivas para controlar situações de estresse, ansiedade e aumentar a serenidade.
- Convide a Gestante a Respirar com Tranquilidade:
Não existe melhor relaxamento que a respiração. Ela induz a melhora do estado mental. A pessoa tensa geralmente tem uma respiração superficial, desigual, rápida e barulhenta. Isso perturba o equilíbrio de gás carbônico e oxigênio do seu organismo, aumentando assim a tensão física e psicológica.
Deixando a respiração mais lenta, concentrando-se seguindo o trajeto do ar quando ele entra e sai, é um dos dispositivos para iniciar o equilíbrio.
1. Deitada e confortável, com os braços nas laterais do corpo, peça para a gestante inspirar profundamente pelo nariz, direcionando o ar para o seu abdômen: este é o primeiro a se expandir, seguido pelo peito.
2. Descanse, prenda o fôlego e só depois solte lentamente o ar inspirado.
3. Esta sequência deve ser realizada várias vezes, durante mais ou menos cinco minutos. Isto deixará a gestante muito mais tranqüila.
Esta técnica faz com que aumente o consumo de oxigênio da gestante, aumentando assim seu metabolismo basal. O trabalho respiratório ajuda a reduzir a tonicidade muscular, diminuir progressivamente a eficiência gasto energético x trabalho. A gestante que realiza esta prática fica menos cansada ao realizar qualquer atividade.
- Convide a Gestante a Relaxar:
Com a prática, você sentirá a diferença entre um músculo tenso e um relaxado. Reconhecerá imediatamente os pontos em que a tensão se acumula e poderá fazer um esforço para conseguir relaxar e liberar a tensão.
Uma sequência de exercícios fará com que esta dor e desconforto causado pela tensão sejam aliviados. Isso proporcionará uma forte sensação de controle e autoconfiança.
1. Ainda na posição confortável, após o exercício de respiração anterior, peça para a gestante contrair os músculos da testa e segurar nesta posição por alguns segundos. Relaxe, liberando qualquer tensão ali acumulada, desfrutando da sensação do alívio.
2. Em seguida, peça que ela contraia os músculos dos olhos, rosto e boca (exagerando na expressão facial). Esta posição deve ser mantida por uns cinco segundos, e depois ela deve relaxar.
3. Ela deve continuar contraindo os músculos do pescoço e ombros, os braços e dedos, primeiro contraindo e depois relaxando os músculos. Peça que ela encolha os ombros, solte-os e relaxe, sentindo a tensão sumindo. Induza para que a gestante feche as mãos, fazendo força e depois as relaxando. A sensação é incrível.
4. Todo o corpo deve ser relaxado, contraindo e mantendo a posição, em seguida relaxando os músculos. Importante ressaltar que a gestante não deve fazer esse movimento de contração na região abdominal. Ela deve contrair a testa, o rosto, pescoço, ombros, membros superiores, nádegas, membros inferiores.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93