17/05/2013
O principal instrumento de trabalho da podóloga são os pés. Estes são parte fundamental do nosso corpo, já que servem como base, garantem sustentação e deslocamento. Eles são compostos de 26 ossos articulados, ligamentos e músculos.
Um pé sadio garante um bom funcionamento do organismo do corpo. Sentir dores nesse membro inferior podem causar alterações na locomoção, o que leva, geralmente, ao um estresse físico e emocional.
O diagnóstico da saúde dos pés e o tratamento de possíveis problemas fazem parte da alçada da podóloga. O correto corte da unha, por exemplo, pode evitar o encravamento e consequentemente uma infecção, e é uma das principais atividades realizada pela profissional de podologia.
Dessa maneira, os profissionais da área dão algumas recomendações para evitar patologias relacionadas aos pés:
- A primeira e mais importante é a boa higienização mantendo sempre as unhas curtas e retas, sem cortá-las nos cantos.
- Use creme hidratante diariamente.
- Não ande descalço em lugares público para evitar a contaminação por bactérias ou fungos.
- Seque bem entre os dedos, evitando a umidade interdigital.
- E claro, sempre visite uma podóloga.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
Graduanda em Comunicação Social - Hab. em Jornalismo na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Estagiária na Receita Federal de Campo Grande, no site Rural Centro em 2012 e na assessoria de comunicação do Portal Educação.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93