17/05/2013
A podóloga no exercício de sua área específica, os pés, pode ajudar e muito a gestante. Geralmente, na maioria das gravidezes, os pés sofrem com a retenção de líquido desde o início e o inchaço torna-se companheiro comum do dia a dia das grávidas.
O aumento do peso e a queda de imunidade também se tornam fatores negativos nesse período. Esse conjunto predispõe o aparecimento de micoses.
Assim, torna-se indispensável o acompanhamento de uma podóloga ou podólogo durante a gestação. Eles podem ajudar nos cuidados essenciais dos pés e sugerem algumas recomendações:
- Sapatos adequados fazem bem até para humor. Opte por modelos de bico arredondado e com boa forração, e com o salto baixinho, para evitar atritos e formação de calos;
- Se o inchaço for muito grande, compre sapatos um número maior que o usado e evite sandália, pois favorecem as rachaduras, e os calçados com material sintético, pois promovem a proliferação de fungos.
- Use hidratante mentolado ou óleos de amêndoa para evitar rachaduras e fortalecer a pele.
- Visite um podólogo quinzenalmente para o corte de unhas. O inchaço provoca encravamento e recorrer à ajuda de pessoas não habilitadas pode levar ao corte incorreto e consequentemente a sérias infecções.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
Graduanda em Comunicação Social - Hab. em Jornalismo na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Estagiária na Receita Federal de Campo Grande, no site Rural Centro em 2012 e na assessoria de comunicação do Portal Educação.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93