29/11/2013
É preciso pensar para que ou quem a imagem serve, antes de se imaginar no que será bonito ou esteticamente agradável. De nada serve uma casa bonita se ela não for confortável e pensando assim, de nada serve termos roupas da moda, penteados, e cortes belíssimos, se não são adequados a nossa imagem. Portanto, devemos primeiro pensar na função e esta decidirá como a imagem deve ser formulada, para ser ajustada, sem deixar de ser bela.
No ramo da estética, a imagem pessoal é muito mais observada e exigida, por que o profissional passa a ser uma referência da sua capacidade. O cliente tem uma noção do que esperar do serviço que será executado. Em primeiro lugar, é preciso compreender que toda imagem expressa conceitos, sensações e emoções. A imagem pessoal e a maneira que o profissional será lembrado – positivamente ou negativamente. Podemos observar que o profissional bem sucedido é aquele que mantém uma imagem pessoal positiva, ele faz disso um passe para alcançar seus objetivos, superar dificuldades, vencer as barreiras, sem deixar de lembrar que deve sempre agir com discrição e, principalmente com ética, sabendo que ela é um passo a mais para o sucesso.
O marketing pessoal para ser eficiente deve ser sutil e usar grife nem sempre faz o profissional ser respeitado, muitas vezes podem ler nas entrelinhas que na falta de capacidade profissional, esbanja na aparência. Não podemos negar que “A primeira impressão é a que fica”, entendemos que o primeiro impacto é o visual, e a partir dele fazemos um pré-julgamento de qual grupo aquele profissional pertence, se tem cuidado ao falar, ao andar, se é agitado ou calmo, sem nem mesmo conhecê-lo.
No mercado de trabalho somos o produto e vale ressaltar que ninguém comprar uma mercadoria com uma embalagem que tem uma péssima aparência. Como diz a célebre frase de Cícero, o grande orador romano, que dizia “não basta à mulher de César ser honesta, ela tem de parecer honesta”. Não basta ser um excelente profissional, possuir um currículo impecável e experiências invejáveis, e preciso parecer ótimos profissionais.
Quando o cliente sente-se seguro com a aparência do profissional, ele acredita que a partir dali, aquele profissional é uma pessoa responsável e todo processo a seguir será feita com total segurança. Por isso também se faz necessário cuidar além da imagem pessoal, cuidar da postura profissional, vestimentas e utilização de EPIs (Equipamento de proteção individual).Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
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