O Curso de Florais de Bach do Portal Educação relata a essência da terapia floral, que utiliza a energia das flores e do Sol para tratar o doente, e não a doença como em tratamentos convencionais.
Edward Bach foi o criador da terapia floral, baseando-se na necessidade de tratar o paciente e não a doença. Talvez o principal fator que o levou a essa importante observação foi sua própria história de doença e recuperação. Conforme descrito no Curso de Florais de Bach do Portal Educação:
“(...) em 1917 teve um grave problema de saúde, sofreu a operação de um tumor maligno no baço. Os médicos disseram-lhe que poderia ter apenas mais três meses de vida. Após algumas semanas de resignação com seu estado, reagiu e voltou ao trabalho no laboratório. O trabalho intenso e uma formidável vontade de viver foram seus “remédios” nestes meses de recuperação, e, para surpresa de muitos, ele se curou. Esta experiência foi o momento crucial de confirmação de que o estado mental de uma pessoa está diretamente relacionado (como causa principal) à doença que afeta o corpo.”
Além da história de Edward Bach, o Curso de Florais de Bach do Portal Educação relata a criação, as características e as forma de utilização dos “remédios florais” criados por Bach.
O curso também descreve o método de preparo dos florais:
“O método solar:
As flores são colhidas no estágio do pleno desabrochar da planta, nos locais naturais escolhidos por Bach, ao alvorecer, em dias ensolarados e sem nuvens no céu.
No próprio local da coleta, as flores são imediatamente colocadas numa vasilha de vidro ou de cristal transparente, (com capacidade para meio litro), cheia de água natural de fonte reconhecidamente pura e potável. A vasilha é deixada ao sol, próxima à planta, durante três ou quatro horas. Quando as flores mostram os primeiros sinais de fenecimento, são cuidadosamente removidas do líquido com um galhinho da própria planta.
O líquido é misturado na proporção de 50% de brandy (conhaque de vinho). Esta primeira preparação: a água energizada + 50% de brandy tem o nome de tintura-mãe.
A tintura-mãe é novamente diluída em brandy, na proporção de 1:240. Resulta deste processo à solução de estoque (stock bottle), do qual mais tarde, em outra etapa de diluição, serão preparados os frascos de dosagem do paciente.
As essências florais preparadas pelo método solar são as que florescem no final da primavera e no verão: Oak, Gorse, White Chestnut, Water Violet, Rock Water, Mimulus, Agrimony, Rock Rose, Centaury, Scleranthus, Wild Oat, Impatiens, Chicory, Vervain, Clematis, Heather, Cerato, Gentian, Olive e Vine.” *
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93