Estabilidade de cosméticos para clínicas de estética
Nunca utilize cosméticos fora da data de validade
Estética e Beleza
11/05/2014
A maioria dos procedimentos estéticos é realizada com o auxilio de alguma formulação cosmética e, portanto, cabe ao profissional esteticista saber reconhecer as características de instabilidade dos cosméticos, a fim de evitar problemas relacionados a segurança do paciente e eficácia do tratamento.
Os sinais de instabilidade são diferentes para cada tipo de formulação. Alguns exemplos estão dispostos na tabela seguir:
• Formulação: Sinal de instabilidade
• Cremes e loções: Separação de fases
• Géis: Perda da gelificação por contaminação microbiana - metabolismo ácido de bactérias pode diminuir o pH do gel e quando o agente gelificante é um carbômero, como o CarpobolÒ, no qual a gelificação é pH-dependente (gelifica em pH neutro) ocorre a perda da gelificação, voltando ao estado sol
• Suspensão: Pode ocorrer compactação das partículas em suspensão - Com a perda da estabilidade, as suspensões tendem a formar precipitado duro e indispersível
• Óleos: Odor de rancificação - a rancificação pode ocorrer devido a oxidação do óleo
Para evitar a perda da estabilidade das formulações é necessário atentar-se ao fatores que afetam a estabilidade dos cosméticos.
Fatores que afetam a estabilidade de formulações cosméticas
Os diversos fatores que podem influenciar na estabilidade de um cosmético podem ser classificados de acordo com a origem, como intrínsecos e extrínsecos.
Os intrínsecos são considerados aqueles inerentes a própria formulação, como a interação entre seus componentes, e os extrínsecos são aqueles externos a formulação, como o tempo, a temperatura, vibração, microrganismos, luz e oxigênio.
Logo, é de fundamental importância atentar-se ao armazenamento dos cosméticos e verificar se o cosmético está armazenado:
. Ao abrigo da luz solar - fatores como a radiação ultravioleta e o aumento de temperatura podem levar a instabilidade;
. Em local seco - umidade pode influenciar na contaminação microbiológica;
. Com o frasco fechado - A presença de oxigênio acelera reações de oxidação, diminuindo a estabilidade.
Lembrando que as características organolépticas são excelentes ferramentas para verificar instabilidades. Mudança de coloração, aspecto, cor e odor podem ser percebidos pelo esteticista, que deve suspender o uso do cosmético e informar ao fabricante sobre os sinais de instabilidade percebidos. Em casos como este, o fabricante fará o recolhimento do produto para a realização de testes e reportará ao esteticista o laudo com as conclusões da análise.
Além disso, é importante ressaltar para que nunca se utilize cosméticos fora da data de validade.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Juliane Farinelli Panontin
Graduada em Farmácia -UNIMEP (2004). Mestre em Ciências Farmacêuticas - UNESP (2008). Especialista em Docência no Ensino Superior (2010). Atualmente é professora Assistente nível I dos cursos de Farmácia e Estética e Cosmética do CEULP/ULBRA. Atua como pesquisadora na área de Desenvolvimento e estabilidade de biocosméticos com plantas do cerrado, controle de qualidade e etnofarmacologia.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93