De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, "Melasma é uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, mais comumente na face, mas também pode ocorrer nos braços e colo. Afeta mais frequentemente as mulheres, podendo ser vista também nos homens. Não há uma causa definida, mas muitas vezes esta condição está relacionada ao uso de anticoncepcionais femininos, à gravidez e principalmente à exposição solar. O fator desencadeante é a exposição à luz Ultravioleta e mesmo à luz visível. Além dos fatores hormonais e da exposição aos raios solares, a predisposição genética e histórico familiar também influencia no surgimento desta condição."
As influências da Luz Ultravioleta, dos Hormônios, são sobre os Melanócitos, que são células dendríticas, presentes na camada basal da epiderme. A função do Melanócito é produzir melanina, que nesse caso tem sua sintetização aumentada. E com o tempo as máculas (manchas) vão aparecendo, porque elas surgem lentamente, normalmente são simétircos: se surgem na região zigomática ou masseteriana direita, vão surgir na região esquerda também, como um espelho.
Devido à etiologia do Melasma, seu tratamento é relativamente difícil, mas não impossível de tratar e conseguir melhoras significativas no tom das manchas. Entretanto se faz necessário um diagnóstico correto, seleção ideal do tratamento e orientações precisas para o paciente.
Para tratar do Melasma é comum à utilização de peelings químicos, físicos e lasers, eles afinam a camada córnea, ajudam a renovação da pele e clareamento da mesma, mas em se tratando desse tipo de mácula é importante, na verdade imprescindível, usar um produto de uso diário com ativos despigmentantes atuantes diretamente sobre tirosinase - enzima que atua na produção da melanina; porque assim as chances de sucesso no tratamento são aumentadas.
No mercado temos um produto que combina ativos fundamentais para o tratamento do Melasma. Mas quais ativos são esses?
- ALPHAWHITE COMPLEX (despigmentante) e ÁCIDO SALICÍLICO inibem ou modulam a atividade dos melanócitos, da tirosinase e estimulam a eliminação da melanina via queratinocitos.
- ÁCIDO ASCORBICO (vit. C) e ARBUTIN (uva-ursi) tem ação ARL (anti radicais livres) estimula síntese de colágeno e inibe a atividade da tirosinase. - FLUIDO HPG (cana de açúcar) promove afinamento da camada córnea e favorece a permeação cutânea, ou seja, os ativos são absorvidos com mais facilidade.
Esse produto é pra ser utilizado em casa, diariamente em conjunto com tratamento feito com o Médico, Fisioterapeuta Dermato-Funcional ou Esteticista, que são profissionais aptos para avaliar e tratar o Melasma.
Mas afinal de contas, fazendo o tratamento as máculas hipercrômicas vão clarear e "sumir"? Infelizmente não tem como ser precisa nesta questão, pois como vimos não dá pra inibir os fatores etiológicos, porém é possível reduzir e melhorar a coloração das "manchas".
Uma observação importante é a necessidade do Bloqueador Solar, inclusive que bloqueie a luz visível, porque a pele estará passando por momento de renovação e precisa estar protegida das radiações - mesmo quando há Melasma e não está sendo cuidado, é fundamental usar o bloqueador para atuar na prevenção de um dos fatores que estimula a produção de melanina: Luz Visível e Radiação Ultravioleta.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Rachel dos Santos Gama Cisneiro
Fisioterapeuta pós-graduada em Acupuntura e Fisioterapia Dermatofuncional; Linfoterapeuta especialista no Método Vodder (Escola de Lisboa); Professora da Adcos Cosmética e Tratamento, Universidade Estácio de Sá e SENAC - Campos dos Goytacazes/RJ.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93