26/11/2014
A terapia por indução percutânea de colágeno ou microagulhamento é uma técnica conhecida popularmente como roller, ou comumente utiliza-se nomes de marcas de aparelhos para designar a técnica. É composta por uma haste, ao qual se acopla um cilindro com microagulhas que realizam micro lesões ou micropunturações na pele com o objetivo de estimular colágeno.
Essas micro lesões desencadearão uma cascata inflamatória, e posteriormente o processo de reparação da pele ao qual os fibroblastos produzirão mais colágeno para tentar recompor aquele tecido que foi lesionado. O comprimento da agulha varia em média entre 0,3mm a 3,00 mm de comprimento, sendo que comprimentos maiores são exclusivos de uso médico.
Como a técnica auxilia na permeação de ativos podem ser associados à fatores de crescimento, vitamina C, ácido hialurônico e outros ativos. Dentre suas indicações destaca-se a utilização em estrias, sequelas de acne, rejuvenescimento e terapia capilar.
Porém é uma técnica séria que necessita de qualificação profissional por parte do esteticista, e alguns aspectos devem ser obedecidos como só utilizar aparelho registrado pela Anvisa, realizar anamnese criteriosa, observar os parâmetros quanto ao comprimento da agulha, descartar o material utilizado que deve ser de uso individual, exercer a técnica com conhecimento dos ativos utilizados e observar as contraindicações.
Observando cuidadosamente todos estes aspectos, com certeza é um tratamento que veio para agregar valor e que surtirá excelente resultados.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
Graduada em Estética e Cosmética. Especialista em Estética e Cosmetologia. Especialista em Docência do Ensino Superior.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93