Todos os processos de alisamento exigem a aplicação de produtos químicos.
Estética e Beleza
08/04/2015
Apesar das inúmeras técnicas disponíveis no mercado, três métodos são considerados básicos para o alisamento capilar: o recondicionamento térmico (chapinha japonesa), o relaxamento e o alisamento tradicional.
Todos esses processos exigem a aplicação de produtos químicos e ações mecânicas, através da manipulação por parte do profissional com escovas, pentes e secadores e até a utilização de equipamentos especiais como as chapinhas térmicas.
A seguir você pode entender as principais características dessas 3 técnicas:
Chapinha Japonesa ou escova progressiva
Esse procedimento é composto de duas técnicas: a química e a mecânica, sendo considerada uma solução sofisticada e consequentemente mais cara. Esse método é de origem turca e foi desenvolvido por um japonês chamado Satoru Nagata, que cuida dos cabelos de artistas nos EUA.
Apesar de ter um custo maior e do tempo necessário para ser realizada, a capacidade de deixar para trás as intermináveis horas em frente ao espelho entre as escovas e as chapinhas levam milhares de mulheres atualmente a adotar essa prática.
A procura constante por essa técnica ocorre, pois produz um alisamento um pouco mais prolongado, porém não definitivo. Torna-se importante destacar que esse recondicionamento térmico apenas desestrutura e alisa de forma permanente os fios aparentes, porém os cabelos que começam a crescer na raiz serão novamente crespos ou cacheados.
Este procedimento deixa os fios extremamente lisos, pois o cabelo crespo pode ser comparado como um asfalto cheio de falhas, no qual as falhas correspondem à distribuição irregular da queratina. O alisamento distribui a queratina, torna os fios mais maleáveis e, com a ação térmica da prancha, faz a reestruturação dos mesmos, que se tornam permanentemente lisos.
Em relação ao custo, também pode ser analisado de outra forma. A economia vem em curto prazo, pois se antigamente a mulher tinha que passar horas no cabeleireiro para fazer uma escova simples a cada necessidade, com este tipo de alisamento há ganho de tempo e de dinheiro a médio prazo. Ainda: não há mais preocupação com a chuva, umidade, banhos de mar ou piscina.
Essa técnica considerada milagrosa por muitas mulheres deverá ser feita apenas por profissionais especializados e gabaritados no assunto, pois os mesmos são conhecedores da técnica e capazes de avaliar rigorosamente se os cabelos comportam tanta química, para apenas depois aplicarem o produto e a prancha alisadora.
Atualmente com a evolução nos procedimentos que envolvem o alisamento capilar, até os cabelos tingidos podem passar por essa técnica e ter um resultado muito satisfatório, após a devida avaliação.
Esta técnica tem o poder de deixar os fios lisos já na primeira sessão. Menos forte que os alisamentos tradicionais, sua duração é de cerca de 3 meses. São necessárias hidratações regulares e caso seja necessário deve-se fazer retoques na raiz, dependendo do tipo de cabelo.
Relaxamento
O relaxamento é considerado uma opção para quem quer diminuir o volume de seus cabelos crespos ou ondulados, também podendo ser chamado de amaciamento. Há redução do volume sem alisar e resolve em 50% a rebeldia dos cabelos.
É necessária uma análise rigorosa da qualidade dos fios, além de proteger as partes danificadas, ou seja, regiões com ressecamento, mechas muito claras e resíduos de outros alisantes. Essa análise capilar consiste em uma avaliação se há ou não química nos cabelos como as tinturas e os permanentes.
O relaxamento exige retoques de 45 a 60 dias e deve ser feito apenas na raiz para não ressecar ainda mais os fios. Por ser um processo mais suave, também pode ser aplicado em cabelos com reflexos e tinturas.
Escova Tradicional
Apesar de ser um método mais antigo, necessita de um rigoroso atendimento aos procedimentos para que o resultado seja eficiente.
O alisamento é à base de amônia e somente deve ser feito em cabelos com a cor original ou que tenham recebido anteriormente leves tonalizantes em tons escuros. Não deve ser feito em cabelos louros ou com reflexos, pois os fios perdem a cor e ficam quebradiços.
Muito recomendado para cabelos extremamente crespos e intensamente utilizado em mulheres de descendência negra, mantém seu efeito por aproximadamente seis meses.
Podemos afirmar que o processo de todas as escovas que prometem alisar os cabelos é o mesmo, contudo, as diferenças consistem nos componentes da fórmula, o tempo de duração do efeito, o nome da escova, a forma de aplicação e o tratamento pós-processo.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93