A Drenagem Linfática é uma modalidade de massagem com manobras suaves e rítmicas e tem por finalidade principal esvaziar os líquidos exsudados e os resíduos metabólicos pelo meio de manobras nas vias linfáticas e nos linfonodos. As indicações da drenagem linfática tem-se ampliado cada vez mais, principalmente pelo crescimento da procura por tratamentos estéticos. No entanto, nem sempre essas manobras são realizadas de um modo correto.
Para que seja realizada de um modo correto e com finalidade científica e terapêutica, é importante o conhecimento da anatomia e funcionamento do sistema linfático e a correta indicação da patologia ou disfunção estética. Para isto, faz-se necessária a realização de um bom Curso de Drenagem Linfática Corporal.
O sistema linfático representa uma via auxiliar de drenagem do sistema venoso. Líquidos provenientes do interstício (entre tecidos) são devolvidos ao sangue através da circulação linfática, que está ligada à circulação sangüínea e aos líquidos teciduais. Esse sistema é composto por: linfa, vias linfáticas, capilares linfáticos, vasos linfáticos, troncos linfáticos, tecidos linfóides, gânglios linfáticos, baço, amídalas e timo (que em algumas pessoas é um órgão resquicial). Quando ocorre traumatismo com secção (corte) de partes moles, ocorre a formação de novos vasos linfáticos. Assim, a exemplo dos casos de cirurgia que afetam os vasos linfáticos, a formação de novos vasos ocorre em uma semana, restabelecendo a drenagem.
A circulação sanguínea realiza um "circuito fechado". A circulação linfática de sua rede é imensa, constituída por "lagos" ou sinus no interior dos tecidos e dos órgãos, seguidos por vasos de diversos tamanhos, a rede linfática é duas vezes mais extensa que a rede sanguínea. É uma circulação lenta. Perde velocidade com qualquer alteração nos tecidos que esmaguem os delicados vasos, como edemas, hematomas, contrações musculares, baixa pressão sanguínea e outras alterações. É bastante ramificada ao nível de sua rede superficial, dérmica, que se interconecta com sua rede profunda, quanto ao nível de suas múltiplas conexões ganglionares.
A imunidade adquirida é conseqüência do tecido linfóide, localizado principalmente nos linfonodos, como também no baço, nas áreas submucosas do aparelho gastrintestinal, na medula óssea. Devido à distribuição do tecido linfóide pelo corpo, os organismos invasores ou toxinas são identificados antes que passem a se espalhar muito pelo corpo. Os linfonodos são estruturas imunologicamente ativas e estão organizadas em grupos no trajeto dos vasos linfáticos. São eles: cervicais, axilares, inguinais, occipitais, retro-auriculares, parotídeos, submandibulares, mediastinais, mesentéricos e poplíteos. Quando a linfa passa pelos linfonodos, ela é filtrada de toda a substância estranha que fica "presa" no linfonodo. A composição da linfa é bastante variável, pois ela vai coletando substância ao longo do seu trajeto pelo corpo.
Ela é contra-indicada nos casos de câncer, febre, afecções cutâneas, insuficiência cardíaca.
Todo esse conhecimento anatômico deve ser dado num bom Curso de Drenagem Linfática Corporal, ainda englobando todos os tipos de manobras. Tudo isso e muito mais você informação encontra no Curso de Drenagem Linfática Corporal do Portal Educação. Venha conferir!
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93