A escolha correta dos pincéis pode significar o diferencial entre uma maquiagem com acabamento mais profissional e uma mais simples.
Pode até parecer exagero, mas cada pincel possui uma função específica, que resultará numa maquiagem mais precisa.
De maneira geral, os pincéis classificam-se em: para os olhos, para a face e para a boca. Neste contexto, existem outras subdivisões, que conheceremos a seguir.
Pincéis para a região dos olhos
- Pincel de sombra: é o mais conhecido. Possui cerdas macias, para aplicar a cor por toda a pálpebra.
- Pincel para delinear: costuma ser chanfrado e suas cerdas são mais firmes. Serve para traçar linhas, tanto finas quanto grossas, melhorando o efeito do delineador.
- Pincel para esfumar: entre vários tipos, a melhor opção é o chanfrado, com pontas mais macias. Serve, também, para fundir uma sombra na outra, proporcionando um visual mais suave.
- Pincel de sobrancelha: possui vários modelos e deve ser usado para definir ou preencher as sobrancelhas. Escolha o que mais lhe agrade.
Pincéis para a face
- Pincel para base: é utilizado para aplicar a base por todas as áreas do rosto. Pode ter a ponta pontiaguda ou mais quadrada, sendo o último, mais firme para a aplicação de base líquida ou cremosa.
- Pincel para pó: é o maior pincel. Grande e arredondado, deve ser usado nas bochechas, no queixo, no nariz, testa, olhos e boca, com movimentos leves e delicados.
- Pincel para blush: muito parecido com o pincel para pó, só que um pouco menor. Deve ter cerdas abundantes, ser largo, suave e arredondado. Prefira os de cerdas naturais, que ajudam o blush a deslizar melhor sobre a pele, no momento da aplicação.
- Pincel corretivo: mais fino e mais firme, suavemente pontiagudo, para uma aplicação precisa em pequenas áreas do rosto, como por exemplo, sob os olhos.
Pincéis para os lábios
Os pincéis labiais servem para delinear e preencher os lábios. Para delinear, utiliza-se o de ponta mais estreita, e para preencher, um com ponta mais larga. O pincel é necessário para a aplicação de uma camada uniforme de batom, além de contribuir para a sua fixação.
Cuidados com a limpeza
Procure limpar seus pincéis, pelo menos, uma vez por mês. Para isso, existem algumas regrinhas, que lhe ajudarão a conservá-los por mais tempo.
1) Lave-os em água morna com sabonete líquido ou xampu neutro. Algumas lojas especializadas vendem produtos próprios para realizar a limpeza.
2) Evite movimentos circulares, para não estragar as cerdas. Procure esfregá-los, delicadamente, para frente e para trás, até criar espuma.
3) Enxágue em água corrente, sem torcer as cerdas. Seque com uma toalha macia.
4) Deixe secar ao ar livre. Se o cabo do pincel for de madeira, não o molhe, e sim, limpe-o com um pano seco.
Lembre-se: antes de montar seu novo kit de maquiagem, pesquise, experimente e questione sobre as cerdas (tipo de material, etc.). É melhor investir em produtos de qualidade, do que precisar trocá-los a cada três ou quatro meses.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93