A partir de agora, faremos um passo a passo do processo de criação de uma maquiagem.
1º. Passo – a base: para escolher o tom ideal, compare-o com a cor do seu antebraço. Inicie a aplicação pelas laterais do rosto, para fazer um teste. Se a base estiver muito clara ou muito escura, resultará numa impressão artificial. Em certos casos, pode ser necessário misturar mais de um tom de base para alcançar a cor ideal.
Aplicação: aplique nas laterais do rosto e, delicadamente, vá espalhando para as outras regiões, sempre de baixo para cima. Não se esqueça de aplicar, também, nas pálpebras.
2º. Passo – corretivo: para quem tem olheiras ou pequenas imperfeições, como marcas e vincos, o uso do corretivo é fundamental. Ele atenuará e disfarçará esses probleminhas. Escolha um corretivo cujo tom seja mais claro do que a pele, pois, além de corrigir as olheiras, iluminará a região dos olhos.
Aplicação: relaxe o rosto e jamais estique a pele. Use o dorso da mão como apoio, e aplique, sem esfregar, tamborilando com os dedos.
3º. Passo – pó: é especialmente indicado para peles oleosas ou mistas, pois retira a oleosidade, reduz o brilho da transpiração e ajuda na fixação dos outros produtos, como o blush e as sombras.
Aplicação: escolha um produto cuja cor seja próxima à da base, podendo ser pouco mais clara ou pouco mais escura. Aplique-o com um pincel ou uma esponja própria, pressionando suavemente.
4º. Passo – lápis para olhos: o lápis preto, ou marrom, é muito importante na maquiagem. Tem a função de destacar os olhos, aumentando-os ou reduzindo-os.
Aplicação: para aumentar o tamanho dos olhos, passe o lápis, junto aos cílios, na parte externa dos olhos. Para diminuir, faça o mesmo procedimento na parte interna dos olhos.
5º. Passo – sombra: tem a função de iluminar o olhar, proporcionando um colorido especial para as pálpebras.
Aplicação: Deve ser aplicada no canto externo dos olhos, rente com a raiz dos cílios. Depois, espalhe suavemente, de fora para dentro, dando um tom de degradê, do mais escuro para o mais claro.
6º. Passo – delineador para olhos: sua função principal é “destacar” os olhos. No caso de delineadores líquidos, a aplicação deve ser feita apenas nas pálpebras superiores. Os delineadores de ponta seca podem ser aplicados, também, na pálpebra inferior.
Aplicação: deve ser feita, sempre, junto à raiz dos cílios, evitando qualquer espaço entre eles e o traço. Se houver erros, corrija com auxílio de cotonete.
7º. Passo – máscara para cílios: desempenha um papel importantíssimo na produção da maquiagem, pois destaca o olhar, proporcionando volume aos cílios. A cor marrom é a mais indicada para o dia, principalmente, para as loiras e morenas claras, pois resulta num ar natural.
Aplicação: tire o excesso do produto nas bordas da embalagem, e faça movimento da raiz à ponta dos cílios, em toda a extensão dos olhos.
8º. Passo – sobrancelhas: escolha uma sombra ou lápis marrom, ideais para qualquer tipo de pele, e preencha todas as falhas existentes na sobrancelha.
Aplicação: como já dito, preencha as falhas, com o cuidado de não carregar o semblante.
9º. Passo – delineador labial: sua função principal é corrigir imperfeições e evitar que o batom escorra pelas linhas dos lábios. Para a maquiagem cotidiana, o delineador na cor de boca é o mais indicado.
Aplicação: antes de aplicar, seque os lábios com um lenço de papel. Assim, a aplicação ficará perfeita. Faça o contorno dos lábios com o delineador e preencha-os com o batom. Pode ser um batom da mesma cor, ou um pouco mais claro, para realçar o contorno criado.
10º. Passo – batom: indispensável em qualquer produção. Raras são as mulheres que não o usam. De vários tipos e formas, é adequado que ofereçam filtro solar ou hidratantes em sua composição.
Aplicação: utilize o batom com um pincel de cerdas firmes, para que a cor fique mais viva, e os lábios mais definidos.
11º. Passo – brilho para os lábios: sua função é valorizar o sorriso.
Aplicação: aplique um pouco de brilho transparente no centro dos lábios (inferior e superior).
12º. Passo – blush: é um cosmético muito apreciado, pois proporciona um ar mais saudável para a pele, e produz alguns efeitos, como rejuvenescimento e bronzeamento. Deve-se ter cuidado ao aplicá-lo, para não ficar com “rosto de boneca”.
Aplicação: o ponto de aplicação é onde as maçãs do rosto se erguem. Portanto, fique de frente para o espelho, e sorria levemente. Para um efeito uniforme, espalhe em direção da raiz dos cabelos.
Depois desses passos, você estará linda para encantar as pessoas.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93