Medicina tradicional chinesa: saúde, qualidade de vida e beleza
Equilíbrio da saúde e da beleza
Estética e Beleza
07/05/2015
A sabedoria milenar é fonte de pesquisas e aplicações hoje utilizadas em diversas patologias, auxiliando na melhoria de sintomas e na remissão de quadros patológicos.
Além disso, é muito utilizada em tratamentos com finalidades estéticas faciais e corporais, harmonizando as formas e diminuindo linhas e marcas de expressão.
A Medicina Tradicional Chinesa, por exemplo, existente, segundo registros em livros antiquíssimos, há cerca de 5 mil anos, preconiza tratamentos com base na observação dos ciclos da natureza e nas filosofias que constituíram sua edificação.
Diversas terapias compõem este sistema de cuidados com a saúde, entre elas: A Acupuntura, a Moxabustão, a Ventosaterapia, o Shiatsu, Tui-ná, Do- in, Naturopatia, Fitoterapia, a Auriculoacupuntura e Gua sha.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece as práticas da Medicina Tradicional Chinesa dentro do conceito de “Medicina Complementar” que, há oito anos, vem recebendo apoio para sua inclusão nos sistemas de saúde dos países membros.
Exemplo desta inclusão, temos aqui no Brasil, com a implantação, nas Unidades Básicas de Saúde, de atendimento em acupuntura sistêmica.
Com isso a população passou a receber atenção terapêutica alternativa e complementar à medicina ocidental, dispondo de um instrumento de grande valia para o seu equilíbrio e saúde.
Embora exista resistência por parte de alguns setores da área de saúde, a MTC é reconhecida pelo saber adquirido, praticado e disseminado através dos tempos.
Não se trata de questionar e comparar os dois métodos, ambos evoluíram segundo as peculiaridades e necessidades dos povos que os criaram.
Na verdade, o grande mérito da MTC é o de permanecer, através dos séculos, auxiliando e proporcionando outra visão da recuperação da saúde e do equilíbrio paralelamente às tecnologias atuais.
Assim, em sua diversidade de tratamentos aplicados de forma sistêmica ou estética, há a singularidade e a eficácia que o tempo não supera e que propõe a visão do homem em uníssono com a Natureza, para desfrutar da saúde e da beleza com equilíbrio, bem-estar e qualidade de vida.
Bibliografia:
Medicina Tradicional Chinesa um modo alternativo de pensar. Fritz G. Wallner.
Acupuntura Estética prática e objetiva- novos procedimentos. Fernando A. C. Fernandes.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Magda Lucy Ribeiro Botelho da Costa
Magda Lucy Ribeiro Botelho da Costa é pós-graduada em Estética. Há mais de 10 anos trabalha na área, atuando também com terapias complementares. Foi palestrante no 6º Congresso Científico Internacional de Estética e Cosmetologia- em Setembro de 2011. Tema "O mundo midiático no mundo da beleza: Como as esteticistas adquirem seus produtos cosméticos".
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93