Veja as formas mais utilizadas comercialmente em salões:
Depilação sistema roll-on
De todos os métodos a seguir, este é o mais eficaz pela sua rapidez, higiene e praticidade.
É descartável, fria e somente deve ser usado em pernas, que possuem pelos mais finos que nas áreas genitais e não necessitam de cera quente para dilatar os folículos pilosos.
A aplicação da cera se faz acompanhada por um aparelho do tipo roll-on, provido de um refil que contém cera. A cera é aquecida por meio de eletricidade e atinge a temperatura de 37ºC graus.
A cera é totalmente descartável e o aparelho permite uma aplicação rápida e uniforme, com uma temperatura controlada. Deve-se introduzir o refil de cera no aparelho e depois ligá-lo na tomada.
Este processo leva cerca de 25 a 35 minutos aproximadamente, para aquecer, dependendo da temperatura ambiente. A temperatura não ultrapassa a do corpo, pois o termostato existente dentro do aparelho a mantém sempre pronto. No verão, você poderá dizer que a cera está mais quente, mas isto será atribuído ao calor externo do corpo.
A cera tem que estar completamente líquida, facilitando assim o deslizamento do roll-on sobre a pele das pernas, apenas uma vez em cada região. Antes de aplicá-la na pele, realize a higienização com loção pré-depilatória com algodão.
Deslize o aparelho aquecedor no lenço de falso tecido, para destravar o aparelho em seguida aplicar uma camada na direção do crescimento dos pelos, formando uma tira.
Coloque o lenço de falso tecido sobre o depilatório, fazendo leve pressão para aderir aos pelos.
Mantenha a pele esticada com uma das mãos e puxe o lenço com a outra mão, no sentido contrário ao crescimento dos pelos.
Continue utilizando o mesmo lenço até perder o seu poder de aderência. Retire os últimos resíduos de cera roll-on com o removedor (loção pós) para depilação. Para finalizar, use gel pós-depilação para acalmar, refrescar e hidratar a pele.
Depilação com Cera Quente
As ceras quentes se tornam colantes quando aquecidas e endurecem com o resfriamento, e têm a função de remover os pelos pela raiz. Portanto, quebre a barra de cera em pedaços pequenos e aqueça no termo cera.
Quando estiver derretida, mexa com uma espátula de madeira e verifique sua consistência, se estiver pastosa, teste uma pequena quantidade no seu antebraço para se certificar de que está na temperatura certa para começar a depilação.
Com uma espátula própria para depilação, você aplicará uma camada de aproximadamente 0,5 cm em tiras sobre a pele, no sentido do crescimento do pelo. Por uma das extremidades, em sentido contrário ao crescimento do pelo.
Assim que a cera começar a perder o brilho, puxe na direção contrária ao crescimento dos pelos, uma mão deve esticar a pele e a outra puxar a cera.
Aplicar a cera até duas vezes no mesmo local.
Caso a cera se quebre ou fique grudada na pele, aplique uma camada fina de cera sobre a pele e remova em seguida.
Se ficar algum pelo no local, faça o retoque com cera no seu dedo, não volte com a espátula novamente sobre a pele depilada. E se ainda ficar algum pelo, retire-o com uma pinça.
Após a depilação, utilizar o removedor específico para depilação e aplicar creme ou gel hidratante sem álcool.
Outros Métodos
Depilação com cera fria: a cera fria apresenta-se em tubos, potes ou sob forma de faixas (tipo papel celofane) embebidos em cera, este sistema retira o pelo pela raiz. Empregado apenas na depilação de pernas. Utiliza-se com folha plástica para depilação com cera fria. Como em qualquer outro método de depilação com cera, quando o pelo quebrar, não é aconselhável removê-lo.
Depilação Química: este método funciona ao nível da haste do pelo, não o remove pela raiz. Promove a desintegração do pelo, que assume o aspecto de uma massa gelatinosa e são facilmente removidos. Devem-se seguir restritamente as instruções da embalagem do produto.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93