Fisiologia do Pelo

Estética e Beleza

01/06/2015

Os pelos são hastes queratinizadas (formada pelo folículo piloso), eles recobrem toda superfície corporal, com exceção das palmas das mãos e das plantas dos pés.

Exemplo: quando estimulado com um tecido muito fino ou uma pena, o músculo eretor que se encontra no folículo piloso, é responsável em manter o pelo ereto ou popularmente conhecido como arrepio.


Funções dos Pelos


A função principal dos pelos é proteger as áreas de orifícios como nariz, orelhas e partes genitais.


Protege também a pele, dos raios ultravioletas do sol e diminui o atrito nas dobras do corpo, os pelos aumentam o nosso sentido de tato. Os pelos finos são sensíveis e recobrem todo o corpo.


Tipos de Pelos


Existem dois grupos de pelos:


Lanugem: é o pelo fino, suave, macio, e rebaixado, encontrado na face, nariz e orelhas, recobre quase todo o corpo, normalmente falta pigmentação. O folículo responsável pela produção deste pelo é mais superficial e com estímulo hormonal pode passar a produzir um pelo mais grosso.


Terminal: é o pelo grosso, que tem raízes profundas e possui pigmentação escura, cresce no couro cabeludo, barba, axilas e regiões pubianas, com folículo piloso mais profundo.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93