Alicates, espátulas e outros materiais de metal devem ser guardados de forma organizada.
Estética e Beleza
03/06/2015
Atualmente, muitos(as) clientes optam por levar seus próprios equipamentos para a remoção de suas cutículas, com o receio de que os salões, ou o profissional, não adotem as medidas necessárias de esterilização dos equipamentos. Seguindo os procedimentos abaixo, você garantirá a preservação da sua saúde e de seus(as) clientes.
Os cuidados referem-se, principalmente, à higienização e esterilização de equipamentos, através de procedimentos sugeridos pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), como veremos a seguir:
Esterilização e uso de toalhas de tecidos ou descartáveis:
- Podem ser lavadas em lavanderia ou de forma doméstica, com água e sabão, e passadas com ferro quente;
- Devem ser embaladas em saco plástico, individualmente, e guardadas de forma organizada, em local limpo, seco e arejado, numa prateleira ou armário;
- Na embalagem deverá constar a data de esterilização e o nome de quem preparou o material;
- A embalagem deverá ser aberta diante do cliente;
- Usar uma para cada procedimento, independente de ser o(a) mesmo(a) cliente;
- As toalhas sujas devem ser colocadas em local diferente das limpas, para evitar contaminação;
Esterilização de alicates, espátulas e outros materiais de metal:
- Os materiais devem ser imersos por, aproximadamente, cinco minutos, em um recipiente plástico tampado, com uma solução de detergente enzimático e água. Depois, devem ser lavados com água, escovados, enxutos e embalados em sacos plásticos, individualmente, para serem levados para esterilização;
- Devem ser guardados de forma organizada, em local limpo, seco e arejado, podendo ser prateleira ou armário;
- Usar um material para cada procedimento, independente de ser para o(a) mesmo(a) cliente;
- Os equipamentos sujos devem ser colocados em local diferente dos equipamentos limpos, para evitar riscos de contaminação.
Processos de esterilização:
Vapor Saturado / Autoclave
A autoclave é, normalmente, utilizada para esterilização de equipamentos hospitalares.
É muito usada em salões de beleza, devido ao fluxo de esterilização ser muito mais rápido (cerca de trinta minutos) do que a estufa. Assim, a possibilidade de atender mais clientes com equipamentos limpos em um menor espaço de tempo, é maior.
Calor Seco / Estufa
A estufa, por ter um ciclo mais longo de esterilização (uma a duas horas) e por não gerar muita confiança em seu termostato, vem caindo em desuso.
Os alicates, espátulas e outros instrumentos de metal esterilizados devem ser guardados em local limpo e seco, constando na embalagem a data da esterilização.
Fornos elétricos ou equipamentos com lâmpada ultravioleta não esterilizam os materiais de metal.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93