15/06/2009
A aromaterapia consiste em tratar doenças com a ajuda de óleos extremamente concentrados extraídos dos vegetais. Esses extratos são chamados de essências ou óleos essenciais, e contêm substâncias que dão perfume às plantas e, por isso, seu odor é a característica principal.
Eles são produzidos por minúsculas glândulas presentes nas pétalas, no caule, na casca e na madeira de inúmeras plantas e árvores. Na natureza, estas glândulas já liberam os aromas das plantas de forma progressiva, mas quando aquecidas ou trituradas elas liberam os odores com uma potência muito maior.
Extrair o óleo puro requer um processo de destilação no vapor d’água. Se a essência é dissolvida no álcool ou em outro solvente, denomina-se essência absoluta. Estas são menos puras que óleos, mas conservam propriedades curativas interessantes.
Os óleos essenciais têm muita utilidade; no entanto, são mais utilizados na unção da pele (massagem), podendo também ser inalados ou colocados na água de banho ou em compressas.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93