25/06/2009
A maioria das mulheres que fica grávida para de tingir os cabelos ou qualquer outro tipo de cuidado por medo dos produtos químicos. No entanto, não há motivos para tantas preocupações.
O tricologista Valcinir Bedin afirma que é durante a gestação que o cabelo atinge seu auge. “A gravidez é um período muito bom para os cabelos porque os hormônios femininos estão aumentados em relação aos hormônios masculinos, que são os responsáveis pela queda de cabelos e pela oleosidade dos fios”.
O especialista afirma, ainda, que no passado as tinturas eram feitas com metais pesados, como o chumbo, o que fazia com que os médicos proibissem as tinturas. Mas hoje isso não precisa mais ocorrer, só deve existir um cuidado com os processos alérgicos, uma vez que o couro cabeludo é muito vascularizado e pode responder com alergia ao contato com tintura. Do ponto de vista médico, não há problemas em se utilizar tinturas para os cabelos que são autorizados pelo Ministério da Saúde.
Além disso, a gestação traz para a mulher o aumento no ritmo de crescimento dos fios e a maior duração da fase anógena dos fios, o que faz parecer que a mulher ganha quantidade de fios. No entanto, quatro meses após o parto tudo volta ao normal, e os fios que ficaram mais tempo na cabeça caem, dando uma sensação maior de queda, explica Bendin.
No entanto, a queda maior do que o normal pode ser indício de falta de nutrientes. A gestante deve conversar com seu médico e procurar orientações de um nutricionista para equilibrar a dieta e evitar o sobrepeso.
"Para evitar a queda de cabelos é importante ter uma dieta equilibrada em nutrientes como o zinco, ferro, caroteno e vitaminas do complexo B. As fontes alimentares desses nutrientes são: carnes, frango, peixe, laranja, kiwi, acerola, vegetais alaranjados, como cenoura e folhas de coloração verdes escuras, grãos, nozes, legumes e cereais integrais.”, afirma a nutricionista e tutora do Portal Educação, Ana Paula Leão Rossi.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93