29/02/2016
Escova Progressiva à Base de Formol - praticidade que pode comprometer a sua saúde
Com a correria do dia a dia, muitas mulheres optam pela escova progressiva para manter os cabelos lisos e ter mais praticidade na hora de se arrumar. No entanto, os produtos mais populares que alisam o cabelo de maneira permanente são à base de formol, e esta substância, em altas quantidades, pode causar malefícios para a saúde tanto das clientes como dos cabeleireiros. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) inclusive, proibiu o uso indiscriminado de formol para este tipo de tratamento, limitando o uso para apenas 0,2% ao invés de doses que chegavam a quase 40%.
Entretanto, muitos cabeleireiros alegam que a quantidade permitida pela Anvisa não é efetiva no alisamento e alguns passam a acrescentar, de maneira ilegal, mais formol nas escovas progressivas. O problema é que essa substância, em contato com o calor do secador libera vapores que podem provocar intoxicação aguda, irritação na pele, olhos e vias respiratórias. Além disso, para agravar a situação, a Organização Mundial de Saúde considera esse tipo de aldeído uma substância cancerígena.
A beleza dos cabelos pode ficar comprometida
Apesar de ficar aparentemente bonito, o cabelo fica alterado quimicamente, já que o formol destrói as moléculas que compõe o fio e cria uma capa que camufla os estragos. Esse procedimento provoca quebra e ressecamento, além de acúmulo de oleosidade da raiz do cabelo, uma vez que a escova progressiva impermeabiliza os fios, não permitindo que o óleo natural do couro cabeludo se espalhe pelo comprimento dos cabelos.
Muitas vezes, a praticidade de uma escova progressiva pode resultar em problemas sérios de saúde e queda drástica de cabelo. Dessa forma, antes de fazer uma escova progressiva é importante considerar o uso de outras substâncias alisadoras que agridam menos os fios e a própria saúde. Dessa maneira, a velha chapinha e a escova ainda podem ser a melhor escolha para manter os cabelos lisos e conservar a beleza dos fios, preservando sempre a sua saúde.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93