Em busca do liso perfeito - o que você precisa saber antes de alisar os cabelos

Em busca do liso perfeito
Em busca do liso perfeito

Estética e Beleza

29/02/2016

A busca por cabelos lisos é quase uma obsessão entre as brasileiras. Como vivemos em um país miscigenado, onde é mais difícil encontrar pessoas com o cabelo naturalmente liso, a solução tem sido os métodos de alisamento químico ou a famosa chapinha. Porém, seja qual for a condição natural dos cabelos, as dúvidas sobre como deixar os cabelos lisos sempre aparecem.

Existem tipos de alisamento para todos os gostos e necessidades: escova progressiva, escova de chocolate, alisamento japonês, escova inteligente. As opções são muitas, mas, antes de escolher o melhor método, é preciso entender a base de cada produto e qual seu efeito.

As três substâncias mais utilizadas em produtos de alisamento são Hidróxido de Sódio, Hidróxido de Guanidina e Tioglicolato de Amônio.

O primeiro, respectivamente, é utilizado em cabelos muito crespos e não deve ser aplicado junto com tintura. O segundo, uma mistura de Hidróxido de Cálcio e Carbonato de Guanidina, é indicada para cabelos crespos sensíveis, além dos mistos e ondulados. Por fim, o Tioglicolato de Amônio é indicado para cabelos mais lisos e funciona bem com tintura.


Os cuidados na hora de escolher o alisamento

Segundo a ANVISA, todos os procedimentos que utilizam formol são proibidos. Isso porque a substância, além de ser cancerígena, pode causar reações alérgicas e danos permanentes aos fios e à pele. A instituição só autoriza o uso desta substância na forma de conservante durante a fabricação do produto em uma concentração de 0,2%.

Contudo, ainda existem muitos salões e fabricantes que usam o formol ilegalmente. Portanto, cabe ao consumidor ficar atento à composição dos produtos para alisamento e conferir se na embalagem há o selo com o registro da ANVISA.

Independente do método, realizar um alisamento químico significa mexer na estrutura dos fios e, principalmente, no visual. Confira, então, mais algumas dicas para acertar no tratamento de seus cabelos:

• Escolha um cabeleireiro que domine a técnica e não hesite em perguntar sobre suas certificações.

• É preciso ter certeza de que seus fios vão resistir à química. Por isso, faça testes em alguma mecha antes de realizar o procedimento em todo o cabelo.

• Tão importante quanto saber qual tipo de alisamento é mais adequado para você, é saber se seus fios estão saudáveis. Desgastes por coloração e por outros procedimentos podem exigir reparos antes do alisamento.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93