17/02/2009
Um problema muito comum entre pessoas em todo mundo é com relação às acnes, a popular espinha. Quem nunca se deparou com uma espinha minutos antes de ir a um encontro, a uma festa, ou até mesmo à escola? Sendo assim, este assunto merece atenção especial.
Brancos e negros de todas as idades estão dispostos a passar por este problema. Porém,es os adolescentes são os mais atingidos pelas acnes. É na puberdade que, aproximadamente 85% de meninos e meninas, sem discriminação, tem os seus hormônios sexuais estimulados, e essa reação acaba propiciando o aparecimento das espinhas.
As glândulas sebáceas secretam as gorduras com a função de criar um manto protetor para a pele. Algumas vezes, por variados motivos, ocorre um aumento na produção dessa gordura, que acaba instruindo o poro, que conseqüentemente inflama, formando a incômoda acne.
Os motivos para o surgimento das espinhas referem-se a fatores hereditários, desequilíbrio hormonal, ovários, uso de cosméticos ou ainda, o uso de medicamentos. Tratamentos caseiros como máscaras, peeling, esfoliantes, pasta de dente, pó de café em alguns casos até pioram a situação. Da mesma forma o costume de espremer as espinhas deve ser evitado, pois além de não resolver o problema, pode causar lesões, deixando cicatrizes e manchas na pele, afetando mais ainda a auto-estima do paciente. Produtos oleosos e gordurosos, como cremes hidratantes de má procedência, podem causar a acne até mesmo em quem nunca teve este tipo de problema.
Dessa forma, deve-se tomar uma série de cuidados para amenizar ou até mesmo evitar as espinhas, como: procurar sempre um dermatologista, manter a higiene da pele, evitar exposição ao sol e até mesmo com relação à alimentação. O chocolate e outros alimentos gordurosos, por exemplo, devem ser consumidos com moderação.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93