Alguns aspectos da atenção farmacêutica

Farmacêutico está envolvido no processo de pesquisa de novas drogas
Farmacêutico está envolvido no processo de pesquisa de novas drogas

Farmácia

01/11/2012

O farmacêutico pode trabalhar com pacientes individualmente, em grupos ou com famílias, mas independentemente de qual o grupo, o profissional deve sempre incentivar o paciente a desenvolver hábitos saudáveis de vida a fim de melhorar os resultados terapêuticos.

Muito além de ser um simples dispensador de remédios, o farmacêutico está envolvido no processo de pesquisa de novas drogas, no estudo de efeitos colaterais e de reações adversas dos medicamentos já existentes, na fabricação de cosméticos, na medicação de doentes hospitalares, na fiscalização sanitária e em outras atividades que asseguram a qualidade de vida.

Arcar com tamanha responsabilidade não é tão simples quanto parece. Mais que alguns anos de estudos universitários, um bom farmacêutico necessita estar a par dos avanços medicinais, das novidades da sua área e das mudanças da sociedade.

A informação, assessoramento e orientação ao paciente, prestados pelo farmacêutico, fazem com que se aplique na prática um resgate da verdadeira função do mesmo.

A atenção farmacêutica é viável e praticável por farmacêuticos de todas as áreas e não se limita a aqueles com residência ou outras especializações, pois é uma questão de relações pessoais, diretas, profissionais com o paciente que assegurem o uso adequado dos medicamentos e melhore sua qualidade de vida.
Torna-se imprescindível levar em conta que o farmacêutico não tem a exclusiva autoridade no assunto relacionado ao uso de medicamentos. O conceito de atenção farmacêutica não diminui a função nem a responsabilidade de outros profissionais de saúde. Também não implica usurpação da autoridade por parte dos farmacêuticos. As ações que envolvem essa ciência devem ser conduzidas e vistas como colaborativas e complementares.

Está comprovado que o trabalho do farmacêutico aumenta a adesão do paciente aos regimes farmacoterapêuticos, diminui custos nos sistemas de saúde ao monitorar reações adversas e interações medicamentosas.

Não se pode esquecer que o farmacêutico é o parceiro privilegiado do sistema de saúde, da indústria farmacêutica e do consumidor. O farmacêutico é o único profissional que conhece todos os aspectos dos medicamentos. Portanto, pode dar uma informação privilegiada às pessoas que o procuram na farmácia.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93