Drogas - Histórico

Sumerianos usavam a papoula de ópio como a planta de alegria
Sumerianos usavam a papoula de ópio como a planta de alegria

Farmácia

01/02/2013

O Uso indiscriminado das drogas de abuso (lícitas e ilícitas) é um tema que está sempre em evidência, seja nas escolas, em casa, no trabalho, na mídia.

Há mais de 4.000 anos a.C. os Sumerianos (atual Irã), utilizavam a papoula de ópio como a "planta da alegria", que traduzia o contato com os Deuses.

Em 500 a.C. o povo Cita (habitantes do Rio Danúbio/Rio Volga - Europa Oriental), queimavam a maconha (cânhamo) em pedras aquecidas e inalavam os vapores dentro de suas barracas ou tendas. Na Antiguidade, o álcool ou mais comumente o vinho, era conhecido como a dádiva de todos os deuses, sendo BACO o Deus do Vinho.

Aproximadamente no ano de 1.500 o CACTUS PEYOTE era utilizado em cerimônias religiosas (no descobrimento da América).

O ópio foi por muito tempo cultivado livremente por camponeses, por volta do século XVI, era usado como fonte de alívio de sua triste realidade sofredora.

Na mesma época, os espanhóis utilizavam as drogas alucinógenas como uma forma de auto castigo, pois para este povo DROGA significa "DEMÔNIOS".

Em 1776, o ópio (morfina/anestésico) incentivado na guerra civil americana era utilizado para fornecer alívio à dolorosa vida dos soldados.

Em 1890, iniciou-se a livre comercialização do vinho, elaborado com extratos de coca e xaropes, com as mesmas composições. Em 1914, deu-se a proibição da livre negociação, com isto iniciou-se o Mercado Negro - ilícito (os Estados Unidos faturou cerca de 100 a 200 bilhões de dólares). Por volta de 1920, os Estados Unidos instauraram a "LEI SECA" - Proibição do comércio de álcool - lei esta que se prorrogou por 13 anos. Durante a 2ª Grande Guerra Mundial, receitas de anfetaminas (estimulantes) eram utilizadas para combater a fadiga.

Os Barbitúricos/Hipnóticos (ex: Gardenol) teve seu auge em 1950 "VIVA MELHOR COM A QUÍMICA" (Lema utilizado pelos laboratórios).

Em 1960 foi o auge do LSD (a era dos ácidos), muitos psiquiatras receitavam impiedosamente o consumo deste tipo de droga.

Em 1970 proliferação da cocaína e seus derivados, entre eles o "crack", e mais recentemente aparecendo o êxtase, mais popular entre as classes média e alta.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93