Reação de Aglutinação

O procedimento é utilizado para identificar o grupo sanguíneo do indivíduo
O procedimento é utilizado para identificar o grupo sanguíneo do indivíduo

Farmácia

13/02/2013

O fundamento básico das técnicas de aglutinação é similar ao princípio das técnicas que se utilizam do conceito de precipitação. No entanto, a reação de aglutinação baseia-se na capacidade do anticorpo se ligar ao antígeno presente em uma superfície de grande partícula de tal forma que leva a uma alteração do estado fisco do antígeno que é denominada interação secundária.

A interação secundária pode ser identificada de diferentes maneiras como, por exemplo, quando o antígeno está presente em uma superfície de uma partícula grande como uma bactéria, fungos, látex ou um eritrócito; os anticorpos, uma vez ligados, levam estas partículas se agruparem de modo visível num fenômeno conhecido como aglutinação.

Deste modo, as reações utilizadas para identificar os diferentes grupos sanguíneos (ABO e Rh) utilizam-se deste princípio sendo, neste caso, denominada de hemoaglutinação (do grego, haima, sangue).

Tal procedimento é utilizado para identificar qual grupo sanguíneo ABO um indivíduo possui e também pode ser utilizado para o grupo Rh, mas se deve levar em consideração que somente 75% dos indivíduos Rh positivos (D positivos) podem ser tipados desta forma, uma vez que existem os D “fracos” que necessitam ser testados pela forma de aglutinação indireta através da técnica Coombs indireto.

Para esta tipagem utiliza-se anticorpos (aglutininas) anti-A ou anti-B e anti-D que se ligarão nos determinantes antigênicos A, B e D respectivamente presentes nas hemácias (aglutinogênios).

Estes aglutinogênios estão presentes em um grande número de cópias na superfície das hemácias levando as células a se ligarem cruzadamente entre si quando da ligação do anticorpo específico.

Estas ligações cruzadas ocorrem através da ligação simultânea de uma mesma molécula de anticorpo em células diferentes, uma vez que cada molécula de imunoglobulina possui pelo menos dois sítios de ligação ao antígeno.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93