Sistemas de Qualidade

Todos os envolvidos na cadeia produtiva devem ser participativos
Todos os envolvidos na cadeia produtiva devem ser participativos

Farmácia

25/03/2013

Sistema de Qualidade é um conjunto de partes, que interagem entre si formando um todo, realizando uma função com objetivo comum e tem como objetivo a ser alcançado a excelência em qualidade.

Todos os envolvidos na cadeia produtiva devem ser participativos. O sistema deve ser executado por todos os colaboradores da empresa (gerentes, farmacêuticos, técnicos e estagiários), de forma a atender os padrões legais e atender as necessidades do cliente.

O Sistema de Qualidade adotado pela empresa deve tratar das questões fundamentais:


Planejamento da qualidade:
- estabelecer metas;
- desenvolver o processo;
- originar recursos;
- determinar os padrões de qualidade;
- estabelecer estratégias, ações e responsabilidades.

Manutenção da qualidade:
- acompanhamento, supervisão e controle para atendimento dos padrões propostos;
- autoavaliação do sistema adotado;
- revisão ou atualização se necessário.

Melhoria da qualidade:

- aperfeiçoamento;
- melhoria dos processos;
- programas de Qualidade: são filosofias, procedimentos e estratégias das quais os sistemas se utilizam para funcionar em busca da qualidade.

Os sistemas mais conhecidos:

- JIT (Just In Time);
- PDCA (To Plan, To Do, To Check, To Act);
- 5S;
- Diagrama de Ishikawa;
- 5W2H;
- ISO;

JT (Just in time – No momento) – Criado pelos japoneses na década de 70, preconiza:
- produção regida pela demanda;
- produção sem estoques;
- eliminação de desperdício;
- produção de fluxo contínuo;
- resolução de problemas;
- melhoria contínua do processo.

Nesse sistema, estoques são considerados nocivos:
- Ocupam espaço;
- Investimento de capital;
- Ocultam problemas;
- Resumo: zero defeitos, tempo zero de preparo, estoque zero, perda zero e lotes mínimos.

PDCA:

- to Plan;
- to Do;
- to Check;
- to Act.

Plan: metas e planos de ação.
Do: coleta dados, execução processos.
Check: conferência, reavaliação, redefinição.
Act: ações corretivas, manutenção da qualidade.

5S:

Criado por japoneses, são os “bons hábitos”, “sensos”.

- Seiri: utilização, seleção e descarte.
- Seiton: ordenação, organização.
- Seiso: limpeza.
- Seiketsu: padronização, conservação.
- Shitsuke: autodisciplina, manutenção da ordem.

Resumo dos objetivos:

- eliminação do desperdício com redução de custos;
- aumento de produtividade;
- conservação da energia;
- prevenção de acidentes;
- conservação ambiental.

Diagrama de Ishikawa:

Tem por objetivo identificar as possíveis causas de um desvio da qualidade.

Segue as etapas de

1. Estabelecer o problema.
2. Brainstorming (tempestade de ideias) - todos os membros da empresa (setor) devem opinar cabendo a um líder orientar, nenhuma ideia deve ser criticada e, após, analisa-se as causas pouco prováveis.
3. Determinar causas básicas e secundárias.
4. Determinar: áreas de melhoria, o que pode ser resolvido de imediato, o que necessita de estudos mais demorados.


5W2H

What?
- O que se quer melhorar? Quais os problemas? Quais as metas?
Who?
- Quem é responsável pela tarefa?
When?
- Quando se que atingir o objetivo?
Where?
- Onde será executada a tarefa?
Why?
- Por que se deseja este padrão de qualidade?
How?
- Como realizar o processo? Como avaliar o processo?
How much?
- Quanto custa?

ISO (International Organization of Standardization)

Inspeções Externas: As inspeções externas e/ou auditorias externas, têm como objetivo certificar que a farmácia mantém os padrões de qualidade nas atividades desenvolvidas.

Os sistemas inerentes à qualidade incorporam o conceito de Controle Total de Qualidade. Para definir a seleção e uso dos critérios de gestão da qualidade, envolvendo certificação, a Internacional Organization for Standartization (ISO), elaborou normas para sistemas de gestão da qualidade, denominadas ISO 9000.

Sua influência sobre bens e serviços é extremamente forte devido ao impacto econômico, seja no mercado interno ou mais intensamente no de exportações, pela tendência universal de formação de mercados fechados que as empregam como mecanismo protecionista.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


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