Interações do álcool com outras drogas

O álcool pode interagir com outras drogas como benzodiazepínicos
O álcool pode interagir com outras drogas como benzodiazepínicos

Farmácia

22/04/2013

O consumo de álcool encontra-se, atualmente, bastante generalizado e comporta o risco de sérias consequências médicas, como resultado das interações com os fármacos.

Contudo, a avaliação destas interações não é linear e, de fato, para um determinado indivíduo, os efeitos da interação entre o álcool e os fármacos podem ser impossíveis de prever a partir da literatura, contribuindo para isso a forma como o álcool é consumido, sendo a natureza variável do consumo, que pode ir da bebida ocasional ao abuso.

De fato, a maior parte dos estudos que investigam estas interações não reflete a forma habitual pela qual o álcool é consumido e as grandes diferenças inter e intraindividuais relativas à absorção do álcool.

Também a idade, o sexo e os fatores genéticos podem influenciar o risco de ocorrência de reações adversas relacionadas com as interações entre o álcool e os fármacos.

Os idosos estão mais vulneráveis à ocorrência de interações clinicamente significativas, como resultado da sua polimedicação, das múltiplas patologias, da reduzida resposta homeostática, da redução da função renal e, por vezes, da função hepática e da alteração da resposta farmacodinâmica.

As mulheres têm um risco acrescido de ocorrência destas interações devido a um metabolismo mais reduzido, ao baixo teor de água corporal total e à maior percentagem de gordura corporal comparativamente ao homem.

Um risco acrescido de interações é também observado nos asiáticos, decorrente da reduzida atividade quer do aldeído desidrogenase, quer das isoenzimas implicadas no metabolismo de fármacos tais como: os antidepressivos e os antipsicóticos.

O álcool pode interagir com outras drogas como benzodiazepínicos, opioides, analgésicos, anfetaminas, cocaína, barbitúricos, alucinógenos, antibióticos e anti-histamínicos, sendo que estas combinações podem afetar o indivíduo em muitas formas.

Interação farmacológica significa que há uma alteração das propriedades de determinada droga quando na presença de outra. Algumas das interações conhecidas entre álcool e outras drogas ocorrem devido a:

• Interações farmacocinéticas;
• Interações farmacodinâmicas.

Ambas podem resultar em um aumento do efeito do álcool, e em uma redução ou aumento da eficácia dos fármacos, ou mesmo no aumento dos seus efeitos secundários ou adversos.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93