Bioquímica e a indústria farmacêutica

A bioquímica e a indústria farmacêutica trabalham em conjunto
A bioquímica e a indústria farmacêutica trabalham em conjunto

Farmácia

16/05/2013

Através de gerações o ato de curar e buscar soluções para os problemas da humanidade é comum, uma tradição, um ato de caridade com o próprio ser humano. E dentro desse aspecto a Bioquímica exerce seu papel, pois são os farmacêuticos os responsáveis por esse conhecimento sempre tentando descobrir medicamentos que possam tratar das mazelas humanas.

A área dentro da indústria farmacêutica é abrangente, isso engloba uma cadeia produtiva muito ampla, onde os profissionais podem atuar em diversos setores, sejam eles da farmácia, da produção de cosméticos, da indústria de alimentos e produtos de limpeza. Outra área de grande importância para esses profissionais é a de pesquisa.

Dentro da indústria de alimentos o farmacêutico-bioquímico, pode atuar no controle do produto final, estabelecendo a qualidade desse material e de suas matérias primas. Uma atividade também de extrema importância é os estudos que ele pode realizar para manter os padrões de produção, onde esse alimento estará de acordo com os processos definidos no projeto.

As funções exercidas dentro do laboratório pelo farmacêutico-bioquímico são as de análises clínicas, onde é de sua responsabilidade, e ele também tem capacidade técnica para emitir laudos e pareceres, onde podemos incluir os exames bioquímicos, parasitológicos, de microbiologia, hematológicos entre outros, todos usando o processo de análise.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Sergio Pereira Bittencourt

por Sergio Pereira Bittencourt

Acadêmico de jornalismo e estagiário da assessoria de comunicação do Portal Educação.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93