Resumo do livro "Atenção primária e promoção da saúde"

Destacando os conceitos da Atenção Primária
Destacando os conceitos da Atenção Primária

Farmácia

02/05/2014

RESUMO DO LIVRO ATENÇÃO PRIMÁRIA E PROMOÇÃO DA SAÚDE


Resumo sobre o livro “Atenção Primária e Promoção da Saúde”, destacando os conceitos da Atenção Primária, Redes de Atenção à Saúde e o papel do farmacêutico na Atenção Primária à saúde.

Professora
: Maria Lúcia Souza Siqueira


O primeiro conceito da Atenção Primária à Saúde (APS) ou Atenção Básica (AB) foi proposto em Alma-Ata que definiu Atenção Primária como uma atenção a saúde essencial garantido a todas as pessoas e famílias, representando assim o primeiro contato dos indivíduos, da família e da comunidade com o sistema de saúde. Desde então, tal proposta vem sendo aperfeiçoada e diferentes interpretações surgiram para o termo Atenção Primária à Saúde.


Assim, entre esses termos temos os de: Atenção Primária à Saúde, Atenção Primária Seletiva, Atenção Primária Orientada para a Comunidade e mais recentemente, a Atenção Primária Renovada. Não importam as interpretações, a Atenção Primária à Saúde considera o sujeito, buscando a promoção de sua saúde, a prevenção e o tratamento de doenças.


Dessa forma, um sistema de saúde baseado na Atenção Primária à Saúde alcança melhores resultados à saúde das populações, segundo estudos realizados em diversos países inclusive o Brasil. Tais estudos apontam também quais características da Atenção Primária à Saúde torna esse sistema mais efetivo que são: o Primeiro Contato, ou seja, acesso e utilização do serviço, a Longitudinalidade do Cuidado que consiste na relação pessoal entre o indivíduo e um profissional ou equipe de saúde, já a Integralidade é a capacidade da equipe de saúde em lidar com a ampla necessidade do indivíduo e por fim a Coordenação do Cuidado diz respeito à disponibilidade e utilização da informação.


As ações e serviços de saúde estão organizados em Redes de Atenção regionalizadas e hierarquizadas, de forma a garantir o atendimento integral à população. O acesso da população ocorre preferencialmente pela Rede Básica de Saúde ou Atenção Básica e os casos de maior complexidade são encaminhados aos serviços especializados, que podem ser organizados de forma municipal ou regional, dependendo do porte e da demanda do município.


Quanto ao financiamento da Atenção Primária à Saúde ele se dá em composição tripartite, sendo o Piso da Atenção Básica (PAB) recursos financeiros federais destinados à ações de Atenção Básica, algumas dessas ações são: consultas médicas em especialidades básicas, vacinação, assistência ao pré-natal e ao parto domiciliar, entre outras. Sendo esse Piso composto pelo PAB Fixo destinado ao financiamento das ações de Atenção Básica em geral e pelo PAB Variável relativo ao incentivo para o desenvolvimento de ações específicas na Atenção Básica à Saúde. Os recursos do PAB Variável integram o Bloco da Atenção Básica composto pelas seguintes estratégias nacionais: Saúde da Família, Agentes Comunitários de Saúde, Saúde Bucal e outros.


A Assistência Farmacêutica tem o farmacêutico como profissional indispensável para desenvolver suas ações, mas, deve ser formada por uma equipe multidisciplinar capaz de responder pelas atividades administrativas.


Inserir a Assistência Farmacêutica nas redes de atenção é uma das estratégias para melhorar a acessibilidade, porém, é necessário qualificá-la, objetivando assegurar o acesso da população aos medicamentos promovendo a sua racionalização e estimulando o paciente a adesão ao tratamento. Abrange também a seleção, programação, armazenamento de medicamentos, além do acompanhamento da avaliação e da supervisão das ações.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Suellen Pereira Costa

por Suellen Pereira Costa

Graduanda do Curso de Farmácia.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93