Critérios para uma Excelente Organização De Uma Farmácia

É interessante ter uma prateleira à parte para medicamentos.
É interessante ter uma prateleira à parte para medicamentos.

Farmácia

23/04/2015

Toda farmácia trabalha com vários medicamentos, o que envolve diferentes fabricantes e diversas apresentações, sendo importante a organização de prateleiras e gavetas para facilitar a procura pelo medicamento.

Veja algumas considerações importantes sobre a organização de uma farmácia:

• Separar os medicamentos e outros produtos de acordo com o laboratório.

Ex: medicamentos genéricos, similares e de referências;

• Organizar os medicamentos por ordem alfabética;

• Separá-los por grupo ou seção em que se enquadram.

Ex: obedecendo a forma de apresentação e o uso do medicamento.

Conheça agora como devem ser feitas as divisões dos grupos ou seções:

• Grupo de comprimidos, drágeas, cápsulas, pastilhas e pílulas.

• Grupo de ampolas injetáveis e orais.

• Grupo de medicamentos líquidos, suspensão, geleias, elixires, sprays, gotas e xaropes.

• Grupo de cremes, pomadas, supositórios, óvulos, bastões, inaladores e pós granulados.

• Grupo de envelopes de comprimidos ou pós devem ser guardados em gavetas e na parte externa. Ex: em gôndolas na frente da farmácia.

• Grupo de entorpecentes e psicotrópicos devem ficar em armários oxidáveis, no fundo da farmácia e sob a responsabilidade do farmacêutico. Esses são medicamentos de tarja preta, que necessitam ser controladas as receitas médicas.

• Grupo de perfumaria, higiene e limpeza, acessórios médicos e odontológicos, precisam de prateleiras próprias na parte da frente da farmácia.

Você poderá também organizar os medicamentos por ordem alfabética e por seções, agrupando-os de acordo com os laboratórios fabricantes. Nesses casos, se o atendente conhece o laboratório que produz o medicamento, é mais fácil identificar o remédio na prateleira.


Farmácias de Manipulação e Hospitalares


Nas farmácias de manipulação, os medicamentos são manipulados no local e organizados de acordo com o tipo de fórmula ou encomenda dos pacientes.

Nas farmácias hospitalares, esses são agrupados segundo sua apresentação e especialidade.

Exemplos:

• Analgésicos: os comprimidos ficam de um lado e os analgésicos em gotas de outro;

• Medicamentos fracionados: os líquidos são guardados em geladeira; os comprimidos são fracionados um a um, cortados e colocados em blisters, devidamente etiquetados, onde marca-se nome, lote e validade. Estes devem ser armazenados em gavetas.


Detalhes importantes:

É interessante ter uma prateleira à parte para medicamentos com seis meses para o vencimento, assim previne-se perdas na farmácia, uma vez que os laboratórios não recolhem medicamentos vencidos.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Saúde

por Colunista Portal - Saúde

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93