O surgimento da Homeopatia

Farmácia

31/08/2009

“(...)*
A Homeopatia surgiu num período de grande agitação na Europa. No 14 de julho de 1789 havia caído a Bastilha: era a Revolução Francesa abalando as estruturas no país e trazendo ideais de libertação que se espalharam pelo mundo. Daí a  sua importância, marcando o início da História Contemporânea. É nesse contexto que aparece a Homeopatia.
Alemanha e França dividem as glórias do surgimento de um processo revolucionário das ciências médicas.
Coube ao médico alemão Christian Friedrich Samuel Hahnemann (1755-1843) iniciar esse processo de luta. Uma vida realmente excepcional. Seu principal biógrafo foi Richard Haehl, que fundou um museu com suas obras (hoje, em Stuttgart).
Em língua portuguesa, podemos encontrar dados biográficos de sua interessante vida no livro "Iniciação Homeopática" do Professor Galhardo. Resumindo, podemos dizer o seguinte:
·        Hahnemann nasceu em 1755 em Meissen, pequena cidade da Saxônia. A Alemanha, na época, ainda não estava constituída num país com um poder central. Havia ducados e principados.
·        Hahnemann, durante sua vida, morou em diversas cidades alemãs, até ir para Paris; A maior parte dessas cidades, pertencem ao território correspondente à antiga Alemanha Oriental.
·        Em 1779, defendeu a tese de doutoramento na Universidade de ERLANGEN, tornando-se doutor em Medicina, profissão que exerceu em diversas cidades germânicas.
·        Em 1784, estava exercendo em Dresden e entrevistou-se com Lavoisier, que revolucionava a Química da época.
·        Após alguns anos, abandonou a profissão, decepcionado com a terapêutica de sua época baseada em sangrias exageradas, vomitórios, sanguessugas, etc.
·        Em 1789, enquanto na França estourava a Revolução, Hahnemann vivia de traduções de literaturas médicas, traduzindo inúmeras obras do (e para) Inglês, Francês e Alemão.
·        No ano seguinte, em 1790, em Stoetteritz, traduzindo do inglês para o alemão a matéria médica de William Cullen, médico escocês, observou uma explicação sobre a ação do quinino por este autor que não o satisfez. Achava Cullen que o quinino, sendo amarga, criava no estômago do doente, uma substância que era contrária à febre.
·        Hahnemann então resolveu experimentar a quinina, notando o aparecimento de sintomas semelhantes à maleita.Com sua memória invulgar recorreu a seus arquivos e verificou que os pacientes com maleita que ele tratara com quinino, e que apresentavam sintomas semelhantes aos obtidos em sua experimentação, tiveram uma recuperação excelente.Este feito foi à confirmação por Hahnemann, do postulado de Hipócrates “Similia similibus curantur”.
·        Em 1796, publicou suas conclusões em:
"Ensaio sobre um novo princípio para a descoberta das forças curativas das substâncias medicamentosas, com algumas considerações sobre os já existentes".
 
Considera-se, por conseguinte, essa data como do surgimento da Homeopatia. Era o início da revolução nas ciências médicas!
 
(...)”
 
*Fragmento extraído do Curso de Homeopatia do Portal Educação.
 
Portal Educação. Curso de Homeopatia. Disponível em: <http://www.portalfarmacia.com.br/farmacia/principal/busca.asp>. Acesso em 31 ago. 2009.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93