Florais de Bach - formas de produção

Farmácia

31/08/2010

 

As essências dos florais de Bach devem ser preparadas nas imediações do local onde crescem as plantas utilizadas para a coleta das flores. São escolhidas plantas sadias e vigorosas, não podem estar contaminadas por fungos ou ter parasitas. Devem ter se desenvolvido em ambiente sem poluição e que não foram submetidas a qualquer tratamento químico. Devem estar distantes de regiões de agricultura, para não haver contaminação por agrotóxicos. Utilizam-se apenas as flores mais perfeitas e que estejam no auge da floração. As essências florais são produzidas por dois métodos de preparação: o método solar e o método de fervura.

3.3.1 - O método solar

 As flores são colhidas no estágio do pleno desabrochar da planta, nos locais naturais esco­lhidos por Bach, ao alvorecer, em dias ensolarados e sem nuvens no céu. No próprio lugar da coleta, as flores são imediatamente colocadas em uma vasilha de vidro ou de cristal transparente, (com capacidade para meio litro), cheia de água natural de fonte reconhecidamente pura e potável. A vasilha é deixada ao sol, próxima à planta, durante três ou quatro horas. Quando as flores mostram os primeiros sinais de fenecimento, são cuidadosamente removidas do líquido com um galhinho da própria planta.

O líquido é misturado na proporção de 50% de brandy (conhaque de vinho). Esta primeira preparação: a água energizada + 50% de brandy tem o nome de tintura-mãe. A tintura mãe é novamente diluída em brandy, na proporção de 1:240. Resulta deste processo a solução de estoque (stock bottle), do qual mais tarde, em outra etapa de diluição, serão preparados os frascos de dosagem do paciente.

As essências florais preparadas pelo método solar são as que florescem no final da primavera e no verão: Oak, Gorse, White Chestnut, Water Violet, Rock Water, Mimulus, Agrimony, Rock Rose, Centaury, Scleranthus, Wild Oat, Impatiens, Chicory, Vervain, Clematis, Heather, Cerato, Gentian, Olive e Vine. 

3.3.2 - O método da preparação por fervura

Em um dia ensolarado e pela manhã bem cedo enche-se um recipiente esmaltado ou panela de vidro (com capacidade para cerca de 3,5 litros) com flores, hastes e folhinhas da árvore ou arbusto escolhido. Logo a seguir, e ainda nas vizinhanças do próprio local da coleta, o conteúdo do recipiente é coberto por um litro de água pura de fonte e levado ao fogo para ferver durante cerca de meia hora. O fogo deve ser apagado e deixa-se a panela esfriar próximo à planta. Depois de esfriar, o líquido é filtrado e processado do mesmo modo que no método solar.

São preparados através do método de fervura os florais dos brotos de árvores e arbustos de 18 espécies de flores que florescem no outono e inverno: Cherry Plum, Elm, Aspen, Beech, Chestnut Bud, Hornbeam, Larch, Walnut, Star of Bethlehem, Holly, Crab Apple, Willow, Pine, Mustard, Red Chestnut, Honeysuckle, Sweet Chestnut, Wild Rose.

Portal Farmácia. Curso on line de Florais de Bach. Disponível em: <http://www.portalfarmacia.com.br/cursos/17/curso-de-florais-de-bach>. Acesso em: 31 Ago. 2010.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93