Conhecendo o método Pilates

O Método Pilates é considerado um método de condicionamento físico que restaura o equilíbrio natural
O Método Pilates é considerado um método de condicionamento físico que restaura o equilíbrio natural

Fisioterapia

19/01/2012

Atualmente, as pessoas têm tomado consciência da importância que a boa forma física tem na qualidade de vida e na longevidade. Nossos estilos de vida têm se tornado cada vez menos ativo no decorrer do século e o nosso corpo tem sofrido cada vez mais com isso. Dentre as consequências disso, destacam-se as dores na coluna com seus desvios de postura, acompanhados dos problemas cardiovasculares pela falta de condicionamento físico.

O alemão Joseph Hubertus Pilates sabia disto e não se conformou de ter nascido com problemas de saúde, buscando a melhoria de sua condição física por meio de exercícios físicos.

O Método Pilates é considerado um método de condicionamento físico que restaura o equilíbrio natural. Foi desenvolvido para ser utilizado por qualquer pessoa: jovens, idosos, pessoas acidentadas e atletas profissionais.

Não só considerando a boa forma física, a filosofia do método denominado por ele de “Contrologia”, também tem por objetivo exercitar a mente por meio da concentração. Segundo Joseph, os exercícios da Contrologia “foram projetados para exercitar ao máximo cada um dos feixes em todos os músculos motores voluntários que cada um recebeu para nos modificarmos. A sua essência é que cada célula do cérebro seja treinada para cooperar com as outras”.

O método mescla o que há de mais importante e eficaz da filosofia e das tradições Ocidentais e Orientais, fazendo uma fusão entre mente e o corpo e tornando-os uma unidade que trabalha em plena harmonia. O lado Oriental do exercício é o caminho da calma, da concentração e da percepção de si mesmo como um todo, dando destaque ao alongamento e a flexibilidade. A abordagem Ocidental enfatiza o movimento, o tônus muscular e a força. Não se trata de mais uma forma de exercício. E sim, um método capaz de educar nosso corpo utilizando consciência e equilíbrio, dando mais aptidão ao indivíduo tanto para a vida diária como para a vida profissional, sendo um método de apoio na recuperação de várias patologias musculoesqueléticas.

O método original de Joseph era puro. Havia apenas exercícios de solo, sem uso de aparatos, além do Magic Circle, e nos aparelhos criados por ele. Com o passar do tempo, foram desenvolvidas outras escolas de Pilates (seguimentos) que foram fazendo algumas alterações e fazendo adaptações como o uso das bolas suíças, faixas elásticas, overballs (bolas menores), pesos e rolos.

Como o método possui muitas variações, nunca duas aulas de Pilates ministradas por professores diferentes serão iguais. Então porque tão poucos professores ensinam o método originalmente como era no início?

Temos as seguintes respostas. Hoje sabemos muito mais sobre o corpo e muitos estudiosos no campo de Pilates, inclusive aqueles que estudaram com Joseph nos últimos anos de sua vida, desenvolveram seus próprios programas e expandiram seu trabalho de uma forma mais exata e atual. Nesse contexto surgiu a escola da Stott, formada pela canadense Moira Scott.

Não há nada forçado em adaptar Pilates à bola, pois ambos estão associados à Fisioterapia. A técnica desenvolvida na bola tem como objetivo principal alinhar o corpo, isolar e treinar profundamente os músculos posturais e fortalecer o tronco sem prejudicar o corpo. A fluência do movimento e o refinamento da ligação corpo e mente pode ser aumentada com o uso da bola, pois ela permite que o praticante sinta o movimento no corpo inteiro.

Joseph montou o seu programa com mais de 500 exercícios diferentes, mas em comum fortalecem, alongam a musculatura, melhoram a flexibilidade, promovem coordenação, além de proporcionar relaxamento, conscientização corporal. Tudo isso ainda é aliado ao trabalho respiratório e aos cuidados com a correção da postura.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93