Seu Método foi um sucesso imediato entre os norte-americanos, principalmente entre os bailarinos
Fisioterapia
27/01/2012
Você sabe quem foi Joseph H. Pilates? Ele foi quem criou e desenvolveu o método Pilates. Joseph foi um visionário, nasceu na Alemanha, perto de Dusseldorf, em 1880. Quando criança sofria de asma, raquitismo e febre reumática, não se conformando com limitações, resolveu superá-las. Em sua adolescência foi ginasta, esquiador e mergulhador; sua determinação o levou a estudar várias formas de movimento como: yoga, zen, técnicas gregas e romanas. Preparou-se em anatomia, fisiologia e conhecimentos da medicina oriental. Aos 14 anos já estudava anatomia e os fundamentos da medicina oriental.
Em 1912, aos 32 anos, ele vai para a Inglaterra onde se torna boxeador profissional e ensina autodefesa a detetives da Scotland Yard. Quando eclodiu a Primeira Guerra Mundial, as autoridades britânicas o confinaram em razão de sua nacionalidade alemã; ele e outros alemães foram detidos por um ano na cidade de Lancaster e, mais tarde, foi transferido para a Ilha de Man. Lá, ele decidiu usar o lazer forçado para desenvolver suas ideias sobre saúde e aptidão física.
Tornou-se enfermeiro e adaptou as macas com molas desenvolvendo a sua técnica. Durante este período ele aplicou seu método de ginástica aos outros internos que desenvolveram sua musculatura e se tornaram mais fortes do que antes de serem presos. Além disso, não foram contaminados pela epidemia de Influenza (gripe Espanhola) que matou milhares de pessoas. Ainda durante a Guerra, encontrou pessoas incapacitadas e enfermas por causa dos combates, iniciando o desenvolvimento de máquinas que ajudaram na reabilitação destas. Essas máquinas foram os protótipos dos equipamentos usados até hoje, como: Reformer, Cadilac, Chair, Barrel e diferentes acessórios.
Joe voltou à Alemanha após a Guerra, dando continuação aos seus trabalhos. Em Flamberg, ele iniciou o treinamento da polícia da cidade. Neste período, ele conheceu Rudolf Von Laban, seu contato inicial com o mundo da dança. Laban incorporou parte da técnica de “construção corporal” (técnica de Joseph H. Pilates), em seu método de ensino.
Após a guerra, voltou à Alemanha e interagiu com pioneiros das técnicas de movimentos como Rudolf von Laban e Hanya Holm. Ao mesmo tempo, Joseph Pilates trabalhava como treinador para a força policial de Hamburgo. Em 1923, não contente com o rumo que seu trabalho estava tomando junto às Forças Armadas, partiu para Nova York, aos 46 anos. No barco que o leva à América, conhece Clara que seria sua futura esposa. Clara era enfermeira e incorporou os conceitos e exercícios de Joseph de modo que beneficiasse mais seriamente clientes doentes.
Joe e Clara decidiram abrir um estúdio em Nova Iorque, e o local era dividido com o New York City Ballet, ensinando os conhecimentos e técnicas de seu programa de condicionamento físico. A técnica de Joseph H. Pilates tornou-se parte integral do treino dos bailarinos, atraindo a atenção dos melhores bailarinos e companhias de dança.
Seu Método foi um sucesso imediato entre os norte-americanos, principalmente entre os bailarinos. Martha Graham e George Balanchine foram os primeiros a se encantarem com a técnica.
Pilates procurou as escolas para promover seu programa de condicionamento, pois confiava que seu método era bom para humanidade e igualmente bom para as crianças nas escolas. Entre 1927 e 1951 Joseph conseguiu as patentes dos equipamentos que ele inventou.
Em 1934 escreveu “Your Health” onde fala sobre a Contrologia, a base para todos os fundamentos de seus exercícios. Pilates praticava o que pregava e viveu uma vida longa e saudável até os 87 anos de idade e ensinando o que ele chamava de técnica da CONTROLOGIA.
Morreu em 1967 ao tentar salvar seu estúdio de um incêndio acidental. Inalou muita fumaça e morreu por complicações respiratórias. Isso foi um verdadeiro tributo à efetividade de seu método de treinamento e condicionamento físico e mental. Clara deu aulas até 1970 e faleceu em 1976.
Joseph Pilates deixou cinco discípulos que continuaram a ensinar o método. São eles: Romana Kry-zanowska, Carola Trier, Kathy Stanford-Grant, Eve Gentry e Ron Fletcher.
Em 1970 Hollywood descobre Pilates por intermédio de Ron Fletcher. Fiel expoente de seu próprio sistema estava seguro que seus conhecimentos estavam 50 anos adiantados em relação à sua época. O tempo confirmou as verdades de suas afirmações.
Sua maior discípula, Romana kryzanowska, iniciou seus treinamentos sob a supervisão de Joseph e Clara Pilates. Depois da morte de Pilates, ela continuou a estudar e ensinar o método. Clara veio a nomear Kryzanowska como tutora do Método Pilates de Condicionamento Físico, para que ninguém utilizasse o nome Pilates sem autorização. Em 1970, Clara Pilates transferiu todos os direitos pra a empresa de Romana, denominada 939 Studio Corp, que mais tarde transferiria novamente esses direitos a Aris Isotoner Gloves, ficando Romana somente com a responsabilidade sobre as aulas e treinamento. O método também era ensinado por Sean Gallagher na Filadélfia. Ambos se tornaram sócios e Sean adquiriu os direitos autorais sobre as marcas e sobre o método Pilates no mundo inteiro. Constituindo a empresa Pilates, com sede em New York, que detém os direitos de uso das marcas Pilates e The Pilates Studio.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93