Manter a boa postura é tarefa difícil para muitos. Sentar-se de maneira correta, andar sem curvar a coluna. Tudo remete se a pessoa cuida da sua coluna ou não. Contudo, quem precisa promover esse alinhamento postural, e não consegue faze-lo naturalmente, pode praticar um método que atende todos os requisitos da simetria do corpo: Pilates.
A postura refere-se à forma e ao alinhamento dos vários segmentos corporais. No Pilates, alguns aspectos são atendidos, entre eles, podemos cita-los 10. Destaque para a simetria dos ombros, abdução das escápulas, simetria do tronco, escoliose, cifose, lordose lombar, protração da cabeça e dos ombros, posteriorização do tronco, distância entre os joelhos (varo/valgo) e hiperextensão/hiperflexão dos joelhos.
Quem opta pela técnica Pilates precisa identificar o professor quanto a dor. A maioria dos pacientes apresenta dor na coluna, alguns com dor local, outros apresentam dor irradiada para os MMII, principalmente nos casos de Hérnia de disco.
A flexibilidade também deve ser avaliada, para avaliar a cadeia posterior solicitar a flexão do tronco mantendo os joelhos estendidos, observar se o paciente toca as mãos no chão sem flexionar os joelhos.
O alinhamento postural deve ser padronizado para a realização da avaliação postural. Esta é a finalidade da boa postura ou postura padrão. O alinhamento esquelético ideal usado como padrão é embasado em princípios científicos, e deve envolver o mínimo de esforço e sobrecarga possíveis, conduzindo à eficiência máxima do corpo.
Na postura padrão, a coluna apresenta as curvaturas normais e os ossos dos membros inferiores ficam em alinhamento ideal para sustentação de peso. A posição neutra da pelve é a chave para o bom alinhamento do abdômen, do tronco e dos membros inferiores. O tórax e a coluna superior devem permanecer em uma posição que facilita a função dos órgãos respiratórios. A cabeça fica ereta em uma posição bem equilibrada que minimiza a sobrecarga sobre a musculatura cervical.
É lógico que há variações de uma pessoa para outra, com o tipo corporal, a forma e as proporções do corpo, sendo esses fatores importantes na distribuição de peso.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93