Equilíbrio

Equilíbrio
Equilíbrio

Fisioterapia

27/03/2012

O sistema vestibular tem um papel importante na manutenção do equilíbrio, com interação com o sistema nervoso central, por meio das fibras nervosas aferentes que provêm das cristas ampulares ou das máculas otolíticas, que atingem a cavidade craniana pelo meato acústico interno, onde se encontram os corpos celulares bipolares formando o gânglio de Scarpa (ou gânglio Vestibular), são essas fibras que vão formar a porção vestibular do oitavo par de nervos craniano (COSTA; CRUZ; OLIVEIRA, 1994).

O equilíbrio corporal postural, também, está fundamentado nas relações provenientes das vias aferentes (vias auditivas e vias vestibulares) através do VIII par de nervos craniano chamado vestíbulococlear, relacionado respectivamente com o equilíbrio e a audição, dois fatores fundamentais para se trabalhar com as questões posturais (BANKOFF et al., 1992).

Segundo Rebelatto, o equilíbrio corporal é um processo complexo envolvendo a recepção e a integração de estímulos sensoriais. O planejamento e a execução de movimentos para controlar o centro de gravidade sobre a base de suporte é realizado pelo sistema de controle postural, que integra informações do sistema vestibular, dos receptores visuais e do sistema somatosensorial.

O posicionamento dos segmentos corporais em relação ao ambiente e a outros segmentos é fornecido pelo sistema sensorial, enquanto o sistema motor ativa, correta e adequadamente, os músculos para realização do movimento. Já o sistema nervoso central conecta as informações advindas do sistema sensorial para enviar os impulsos nervosos aos músculos (REBELATTO; CASTRO; SAKO; AURICHIO, 2008).

Os reflexos de endireitamentos utilizados para a manutenção da postura se constituem importantes para que possamos entender a complexidade da postura corporal tendo em vista ser um trabalho integrado e simultâneo na postura corporal. Se em algumas situações esta integração for interrompida, consequentemente algo acontecerá, como por exemplo: quando perdemos a sequência lógica de passos numa caminhada, quando erramos os passos numa dança em relação ao ritmo; quando perdemos o equilíbrio e tropeçamos, e outros fatores; tudo isso se constitui pela interrupção momentânea no circuito integrado destes reflexos posturais.

Estes reflexos de endireitamentos labirínticos – os que atuam sobre a cabeça, pescoço, corpo e os ópticos – estão situados na parte ventral do mesencéfalo, situado em frente ao terceiro par de nervos cranianos. Pouco se sabe a respeito do meio pelo qual esses reflexos contribuem para proporcionar uma postura corporal ereta e de equilíbrio, porém, sabemos o quanto eles são importantes (BANKOFF et al., 1992; DI GRAZIA, 2003; BEKEDORF, 2003; DI GRAZIA, BANKOFF, 2005). Na posição ereta, 25% do peso do corpo são distribuídos para cada calcâneo e 25% para a cabeça dos cinco metatarsos de cada pé; na proporção de cerca de uma parte para o metatarso I e 2,5 partes para os metatarsos II a V. A maior parte da tensão no arco longitudinal é suportada pelos ligamentos plantares. Somente cerca de 15% a 20% da tensão são suportadas pelos músculos tibiais posterior e fibular. Quando o corpo está na ponta de um pé, a tensão no arco é aumentada quatro vezes.

O equilíbrio postural atua continuamente durante as mudanças de posição. Ou seja, na situação que o indivíduo encontra-se estático, o controle corporal atua de uma determinada maneira e em situação dinâmica, atua de outro modo.

Equilíbrio estático: a base de suporte se mantém fixa enquanto o centro de massa corporal se movimenta. Neste caso, o senso de equilíbrio deve manter o centro de massa corpórea dentro da base de suporte;

Equilíbrio dinâmico: tanto o centro de massa quanto a base de suporte se movimentam. O centro de massa jamais se alinha à base de suporte durante a fase de apoio unipodal do movimento.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93