O mau aproveitamento do fisioterapeuta na ESF: um problema de gestão em saúde
Fisioterapia. Estratégia Saúde da Família. Inclusão na atenção.
Fisioterapia
20/04/2012
A Saúde Pública no Brasil passou por uma série de mudanças do modelo assistencial em saúde. A Estratégia Saúde da Família (ESF) visa contribuir com estas mudanças e a partir de três de agosto de 2005, foi reconhecida a participação do fisioterapeuta junto a esta equipe.
O objetivo deste estudo bibliográfico foi descrever a atuação do fisioterapeuta na ESF, dentro dos princípios de promoção e prevenção da saúde além de apresentar justificativas para que as autoridades competentes considerem a proposta. Especificamente ainda, visa despertar a atenção dos profissionais da fisioterapia para esse novo campo de atuação, dando subsídios para que o fisioterapeuta discuta e participe das atividades nas equipes do ESF.
A participação da fisioterapia na saúde coletiva constitui-se em uma contribuição imperativa, que pode viabilizar maior resolução junto a outros profissionais e junto às medidas e características desse novo modelo vigente, é de grande importância à incorporação de novos conhecimentos, técnicas, sugestões provenientes de outras profissões do setor de saúde, para que o principal objetivo desse sistema seja alcançado de forma generalizada, enfrentando o complexo quadro mortalidade e morbidade.
Assim, a inclusão planejada, oficializada e articulada com a equipe multiprofissional do fisioterapeuta junto à estratégia saúde da família traria certamente benefícios tanto a ESF, em si, como à população adstrita, incrementando a resolutividade e a integralidade do atendimento em saúde, contribuindo para a melhoria dos serviços de saúde e a população teria de fato um serviço capaz de contribuir na prevenção, tratamento e especialmente na reabilitação nas diversas patologias.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Janderson Silva Soares
Fisioterapeuta Intensivista do Hospital Regional Tiberio Nunes e Hospital Joao Paulo II, Professor da FAESF na disciplia de Fisioterapia Cardiologica II, Fisioterapia em UTI e estagio supervisionado em UTI e Traumatodologia e Ortopedia. Proprietario da CLINOFP.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93