Por exigência do COFFITO 15ª Edição: Os Fisioterapeutas Intensivistas necessitam de um conhecimento técnico adequado devido ao uso de Desfibriladores, dos dispositivos Invasivos de Vias Aéreas (Intubação Endotraqueal), Assistência Ventilatória, Monitores Hemodinâmicos e Respiratórios, indicações e contraindicações de drogas e sua utilização e estar apto junto a equipe clínica da UTI a identificar as condições que provocam a parada cardíaca, e iniciar o tratamento adequado.
Associação De Fisioterapia Intensiva Brasileira - AFIB
"Com o conhecimento da complexidade, aliado ao desenvolvimento tecnológico na atenção ao paciente criticamente doente, há a necessidade de transformar o profissional, oferecendo-lhe conhecimento teórico e prático para poder oferecer assistência com qualidade e interferir para o bom prognóstico e qualidade pós-internação. A assistência ventilatória do paciente crítico, a monitorização cardíaca e ventilo-respiratória, a prevenção dos efeitos decorrentes do repouso prolongado no leito, assim como a atenção dos distúrbios e lesões musculoesqueléticos, neurofuncionais, metabólicos e cardiovasculares imprimem uma gama de conhecimentos que transcende a Fisioterapia Pneumofuncional".
Dr. Oséias Florêncio de Moura Filho - Conselheiro COFFITO
"O perfil do fisioterapeuta Intensivista vai além do fisioterapeuta pneumo-funcional e do neurofuncional, pela necessidade do conhecimento clínico mais aprofundado exigido pelas necessidades de resoluções de intercorrências mais prevalentes na população alvo".
Exigência Do COFFITO:
"O Fisioterapeuta Intensivista terá que fazer o módulo ACLS - Advanced Cardiologic Life Support, uma certificação da Associação de Cardiologia americana com validade mundial. O fisioterapeuta termina o curso apto a atuar em UTIs, Prontos-socorros, remoções Aéreas e Terrestres". "O MEC determinou que os profissionais da saúde, deveriam se especializar em unidades de serviço onde houvesse a estrutura de serviço e uma portaria outorgou aos hospitais, tanto públicos como privados, o papel desta formação".
Em 2001, O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) reconhece os primeiros cursos de fisioterapia intensiva no Brasil, dando início a conceituação moderna da atuação do fisioterapeuta intensivista, este com atuação exclusiva nas unidades de Terapia Intensiva e Semi-intensiva. A Equipe que Salva Vidas...
O auxiliar destaca-se no empenho em preparar com rapidez a medicação, o Enfermeiro na preocupação de suprir todo o necessário para se obter o sucesso, e o Fisioterapeuta na assistência à manutenção da oxigenação, monitorização cardíaca e Ventilação. Nesta organização, o médico age com rapidez, que muitas vezes pode ser dimensionada somente em projeção de ação lenta, desencadeadora e organizada.
Consenso Nacional de Ressuscitação Cardiorrespiratória: A RCR avançada (RCRA) ou suporte avançado de vida (SAV) consiste na ressuscitação com uso de equipamento adicional no suporte básico ou ABC.Inclui desfibrilação e monitorização, marcapasso, equipamentos e técnicas para obtenção das vias aéreas e ventilação, obtenção de via venosa, e administração de medicamentos e cuidados pós-ressuscitação. Deve ser realizada por médico ou profissional treinado e amparado por lei. Que é o caso do Fisioterapeuta.
O Que Faz O Medo
... Numa terra em guerra havia um Rei que causava espanto. Sempre que fazia prisioneiros, não os matava: levava-os a uma sala onde havia um grupo de arqueiros de um lado e uma imensa porta de ferro de outro, sobre a qual viam-se gravadas figuras de caveiras cobertas por sangue. Etc... Nesta sala ele o fazia enfileirar-se em circulo e dizia-lhes, então: "Vocês podem escolher entre morrerem flechados por meus arqueiros ou passarem por aquela porta e por mim serem lá trancados". Todos escolhiam serem mortos pelos arqueiros, ao terminar a guerra, um soldado que por muito tempo servira ao Rei dirigiu-se ao soberano:- Senhor, posso lhe fazer uma pergunta?- Diga soldado.- O que havia por detrás da assustadora porta? Vá e veja você mesmo. O soldado, então, abre vagarosamente a porta e, a medida que o faz, raios de sol vão adentrando e clareando o ambiente ... E, finalmente, ele descobre, surpreso, que... A porta se abria sobre um caminho que conduzia à..., LIBERDADE!!! O soldado, admirado, apenas olha o Rei, que diz: Eu dava a eles a escolha, mas preferiam morrer a arriscar-se a abrir esta porta. Quantas portas deixamos de abrir pelo medo de arriscar? Quantas vezes perdemos a liberdade e morremos por dentro, apenas por sentirmos medo de abrir a porta de nossos sonhos? Pense nisso! Att, Dr. Ricardo Costa Presidente-INAMES
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Ricardo Henriique Rodrigues da Costa
Possui graduação em Fisioterapia pela Faculdade de Reabilitação da ASCE (1984) Fisioterapeuta, Mestre pela THE UNIVERSITY OF CHICAGO - Physical Sciences (2007) e Mestre em Intensive Care - Terapia Intensiva - AMERICAN WORLD UNIVERSITY (2004). Especialista em CTI e Emergências Médicas, pela Faculdade de Enfermagem Luiza de Marilac. CEDAS - Centro São Camilo de Desenvolvimento.
Att
Ricardo costa
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93