Realidade atual da Fisioterapia Intensiva

Fisioterapia Intensiva
Fisioterapia Intensiva

Fisioterapia

15/09/2012

Por exigência do COFFITO 15ª Edição: Os Fisioterapeutas Intensivistas necessitam de um conhecimento técnico adequado devido ao uso de Desfibriladores, dos dispositivos Invasivos de Vias Aéreas (Intubação Endotraqueal), Assistência Ventilatória, Monitores Hemodinâmicos e Respiratórios, indicações e contraindicações de drogas e sua utilização e estar apto junto a equipe clínica da UTI a identificar as condições que provocam a parada cardíaca, e iniciar o tratamento adequado.

Associação De Fisioterapia Intensiva Brasileira - AFIB
"Com o conhecimento da complexidade, aliado ao desenvolvimento tecnológico na atenção ao paciente criticamente doente, há a necessidade de transformar o profissional, oferecendo-lhe conhecimento teórico e prático para poder oferecer assistência com qualidade e interferir para o bom prognóstico e qualidade pós-internação. A assistência ventilatória do paciente crítico, a monitorização cardíaca e ventilo-respiratória, a prevenção dos efeitos decorrentes do repouso prolongado no leito, assim como a atenção dos distúrbios e lesões musculoesqueléticos, neurofuncionais, metabólicos e cardiovasculares imprimem uma gama de conhecimentos que transcende a Fisioterapia Pneumofuncional".

Dr. Oséias Florêncio de Moura Filho - Conselheiro COFFITO
"O perfil do fisioterapeuta Intensivista vai além do fisioterapeuta pneumo-funcional e do neurofuncional, pela necessidade do conhecimento clínico mais aprofundado exigido pelas necessidades de resoluções de intercorrências mais prevalentes na população alvo".

Exigência Do COFFITO:
"O Fisioterapeuta Intensivista terá que fazer o módulo ACLS - Advanced Cardiologic Life Support, uma certificação da Associação de Cardiologia americana com validade mundial. O fisioterapeuta termina o curso apto a atuar em UTIs, Prontos-socorros, remoções Aéreas e Terrestres". "O MEC determinou que os profissionais da saúde, deveriam se especializar em unidades de serviço onde houvesse a estrutura de serviço e uma portaria outorgou aos hospitais, tanto públicos como privados, o papel desta formação".

Em 2001, O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) reconhece os primeiros cursos de fisioterapia intensiva no Brasil, dando início a conceituação moderna da atuação do fisioterapeuta intensivista, este com atuação exclusiva nas unidades de Terapia Intensiva e Semi-intensiva. A Equipe que Salva Vidas... O auxiliar destaca-se no empenho em preparar com rapidez a medicação, o Enfermeiro na preocupação de suprir todo o necessário para se obter o sucesso, e o Fisioterapeuta na assistência à manutenção da oxigenação, monitorização cardíaca e Ventilação. Nesta organização, o médico age com rapidez, que muitas vezes pode ser dimensionada somente em projeção de ação lenta, desencadeadora e organizada.

Consenso Nacional de Ressuscitação Cardiorrespiratória: A RCR avançada (RCRA) ou suporte avançado de vida (SAV) consiste na ressuscitação com uso de equipamento adicional no suporte básico ou ABC.Inclui desfibrilação e monitorização, marcapasso, equipamentos e técnicas para obtenção das vias aéreas e ventilação, obtenção de via venosa, e administração de medicamentos e cuidados pós-ressuscitação. Deve ser realizada por médico ou profissional treinado e amparado por lei. Que é o caso do Fisioterapeuta.

O Que Faz O Medo
... Numa terra em guerra havia um Rei que causava espanto. Sempre que fazia prisioneiros, não os matava: levava-os a uma sala onde havia um grupo de arqueiros de um lado e uma imensa porta de ferro de outro, sobre a qual viam-se gravadas figuras de caveiras cobertas por sangue. Etc... Nesta sala ele o fazia enfileirar-se em circulo e dizia-lhes, então: "Vocês podem escolher entre morrerem flechados por meus arqueiros ou passarem por aquela porta e por mim serem lá trancados". Todos escolhiam serem mortos pelos arqueiros, ao terminar a guerra, um soldado que por muito tempo servira ao Rei dirigiu-se ao soberano:- Senhor, posso lhe fazer uma pergunta?- Diga soldado.- O que havia por detrás da assustadora porta? Vá e veja você mesmo. O soldado, então, abre vagarosamente a porta e, a medida que o faz, raios de sol vão adentrando e clareando o ambiente ... E, finalmente, ele descobre, surpreso, que... A porta se abria sobre um caminho que conduzia à..., LIBERDADE!!! O soldado, admirado, apenas olha o Rei, que diz: Eu dava a eles a escolha, mas preferiam morrer a arriscar-se a abrir esta porta. Quantas portas deixamos de abrir pelo medo de arriscar? Quantas vezes perdemos a liberdade e morremos por dentro, apenas por sentirmos medo de abrir a porta de nossos sonhos? Pense nisso! Att, Dr. Ricardo Costa Presidente-INAMES

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Ricardo Henriique Rodrigues da Costa

por Ricardo Henriique Rodrigues da Costa

Possui graduação em Fisioterapia pela Faculdade de Reabilitação da ASCE (1984) Fisioterapeuta, Mestre pela THE UNIVERSITY OF CHICAGO - Physical Sciences (2007) e Mestre em Intensive Care - Terapia Intensiva - AMERICAN WORLD UNIVERSITY (2004). Especialista em CTI e Emergências Médicas, pela Faculdade de Enfermagem Luiza de Marilac. CEDAS - Centro São Camilo de Desenvolvimento. Att Ricardo costa

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93