Atualmente no Brasil, segundo informações do IBGE, o número da população idosa vem crescendo consideravelmente, e com ela cresce também o número de acidentes domiciliares. Das pessoas atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), aproximadamente um terço tem idade acima de 60 anos.
São frequentes os acidentes na terceira idade e na maior parte dos casos é originada por quedas ao solo devido à diminuição da visão, dos reflexos e da coordenação motora; além dos efeitos adversos de medicamentos - principalmente os tranquilizantes - gerando como consequências, danos físicos irrecuperáveis e até a morte.
Aproximadamente 75% dos acidentes com idosos ocorrem dentro de casa; e nos casos de maior gravidade, cerca de 10% dos idosos que sofreram um trauma, virão a falecer em decorrência desse trauma.
Para tornar seu domicílio mais seguro, bastam pequenas mudanças em suas dependências. Os móveis, armários e interruptores devem estar em altura adequada para que a pessoa não force o braço nem a coluna para alcançá-los. Tente manter os ambientes livres de obstáculos, seja a pessoa usuária ou não de cadeira de rodas. Banheiros e escadas devem ter corrimão ou barras de apoio, além de piso antiderrapante e cores “berrantes” nos beirais dos degraus. É importante orientar o idoso a descer as escadas de lado, sempre mantendo a mão mais firme no corrimão.
Mesas devem ser fixas no chão e com bordas arredondadas; e as poltronas devem ser confortáveis e com braços, para facilitar os movimentos de sentar e levantar. Para que a pessoa fique bem apoiada no chão ao se levantar da cama, esta deve ser larga e com aproximadamente 45 a 55 cm de altura (incluindo o colchão). Portas e janelas devem ser leves ou com sistema de correr. Assim como, o boxe do banheiro também deve ser leve e de material inquebrável com porta de correr; ou com cortina plástica; e com espaço interno que permita a circulação de duas pessoas.
É importante que o piso do banheiro seja antiderrapante, o chuveiro portátil e a descarga de simples acionamento. Prateleiras devem ser fixas à parede, ou ao chão. As portas não devem ficar trancadas e as maçanetas devem preferencialmente ser d alavanca.
O fogão deve, preferencialmente, possuir botões com controle automático que fecham o gás caso a chama se apague. Deve-se evitar colocar peso na porta da geladeira ou do freezer. Opte pelo uso de materiais inquebráveis, como por exemplo, talheres entre outros utensílios de cozinha.
Ilumine bem todos os ambientes da casa e mantenha uma luz acesa à noite ou uma lanterna em gaveta próxima. Objetos de uso frequente devem ficar em local de fácil acesso, principalmente o telefone e números importantes. Evite fios elétricos e de telefone mal instalados e preferencialmente longe de possível contato com água. Lençóis e colchas muito compridas também podem levar a quedas, pois a pessoa pode escorregar ao pisar em suas pontas.
Tapetes espalhados pela casa são grandes vilões de quedas em idosos, logo, se não for possível viver sem eles, prefira os que fiquem colados ou embutidos no chão. O ideal é que sempre haja alguém em casa, pois caso aconteça algo, pode-se prestar ajuda.
Vale ressaltar ainda, a importância de uma alimentação equilibrada e atividade física regular; orientada por profissional capacitado; visando a melhora da forma física do idoso.
Com tais mudanças, além de quedas, fraturas e possíveis queimaduras, evita-se as complicações futuras, oriundas da alta permanência do indivíduo no leito. “Quem previne vive melhor!”
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Jaqueline Dias
Graduada em Fisioterapia (UGF), Pós-Graduada em Docência Superior (UGF). Pós-Graduada em Traumato-Ortopedia (UCP). Pós-Graduada em Fisioterapia do Trabalho e Ergonomia (AVM). Perita e Assistente Técnica Judicial; Consultora em Ergonomia. Professora das disciplinas, Anatomia e Fisiologia Humana; Primeiros Socorros; Biologia e Biossegurança em Saúde.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93