“A Acupuntura é um dos setores da Medicina Tradicional Chinesa, visa restabelecer a circulação de energia dos meridianos, dos órgãos e das vísceras e com isso levar a harmonia de energia e de matéria para todo o corpo.
Os canais de energia ou os meridianos estão distribuídos por todo o corpo de modo semelhante à rede nervosa. Os pontos neles localizados são a sede das manifestações exteriores do que há no interior e são também, os locais de entrada de energias que levam a doenças.
A energia tem origem na vida intra-uterina e nos alimentos consumidos. Existe uma relação de interdependência entre energia e matéria para a manutenção da vida.
Alguns conceitos importantes: Yin/Yang, QI ou energia vital, os cinco elementos da natureza (fogo, água, metal e madeira), circulação e produção de sangue. Os principais fatores que levam a doenças são a estagnação de QI e de sangue nos canais de energia, alteração de energia nos respectivos canais e alterações energéticas no órgãos e vísceras.
A linha básica de tratamento´para todas as patologias consiste em desbloquear o QI e o sangue, promover a circulação e fortalecer os órgãos e vísceras. O que é importante é diferenciar bem na anamnése quais são os meridianos envolvidos e qual é o padrão de desarmonia.
Segundo a Medicina Tradicional Chinesa os canais de energia responsáveis pela menstruação são o fígado, o vaso penetração, o vaso da concepção e o baço. O movimento correto do sangue depende do QI do fígado.
A Endometriose na visão da MTC tem sua origem em vários fatores, como a tensão emocional que leva a estagnação do QI do fígado causando dor, frio e umidade que leva a estagnação do sangue que também leva à dor, esforço excessivo, partos próximos, doenças crônicas atividade sexual em excesso.
Alguns fatores são importantes para se definir o padrão da doença no diagnóstico: a hora da dor, sua localização, ciclo menstrual, tipo de sangramento e a influência do calor e do frio nos sintomas. Com essas informações pode ser diferenciada a característica de excesso ou deficiência da patologia.
O tratamento consiste em harmonizar o sangue, cessar o sangramento, diminuir a estagnação, acalmar e nutrir o sangue, cessar a dor, mover e harmonizar o QI dos meridianos envolvidos.”
Fonte: www.abend.org.br
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93