O pilates aliado à exercícios aeróbicos traz benefícios físicos
Fisioterapia
25/10/2012
Nos dias de hoje, é muito comum ouvir aquela perguntinha nos estúdios de Pilates: Pilates emagrece? E qual deveria ser a nossa resposta? O Pilates por ser uma atividade física de leve para moderada ajudará você a perder calorias, mas nada comparado a uma atividade aeróbica como corrida, natação, aulas de step, jump e outras.
O Pilates se concentra no ganho de força do núcleo (core) e adequação do corpo inteiro, fazendo a conexão entre corpo e mente. É uma atividade conhecida por criar músculos fortes, melhorar a postura, o equilíbrio muscular e o tônus a longo prazo. Os exercícios aeróbicos melhoram a capacidade cardiorrespiratória, a qualidade do sono e do humor devido ao aumento da produção de serotonina. Além disso, há ganho de resistência à fadiga e também ajudam a diminuir o estresse e a ansiedade. Ao associar as duas atividades, podemos dizer que a busca pelo seu objetivo pode se tornar ainda mais efetiva e prazerosa.
Praticar exercícios físicos só promove ganhos à saúde, o que virou praticamente algo obrigatório a todo ser humano. É comum, em exames de rotina, como os de sangue que detectam níveis de colesterol e glicemia, ouvirmos do médico a recomendação: "Você precisa controlar sua alimentação com uma dieta balanceada e praticar alguma atividade física!" Desta forma, devemos levar em consideração que uma dieta saudável regada de exercícios é sim uma receita de sucesso para uma excelente qualidade de vida.
Atividades como natação, corrida, bicicleta, aulas de ginástica (isso inclui aquelas modalidades encontradas nas academias como step, jump, ritmos, dança,etc.) servem para evitar uma série de prejuízos à saúde e ainda queimar aquela "gordurinha" em excesso. Mas não são apenas esses os benefícios. Nos exercícios aeróbicos, por exemplo, além de controlar a pressão arterial, diminuir o colesterol e o excesso de peso, é possível também evitar a formação de placas de gordura nas artérias do coração, principal causadora do infarto agudo do miocárdio. Mexer o corpo pode evitar o aparecimento de câncer no intestino, na mama e na próstata, aumenta o HDL (colesterol bom) e diminui o LDL (colesterol "ruim"), além de reduzir o estado de ansiedade e aliviar os sintomas da depressão, elevando os padrões de saúde relacionados à qualidade de vida.
Muito antes de estudos confirmarem os benefícios da atividade física, Joseph Pilates, na década de 30, já afirmava isso por meio da "Contrologia"- nome dado por ele ao seu método, o qual permitia atingir a saúde perfeita, alcançando a completa coordenação do corpo, mente e espírito. (Texto: Suely Tambalo - Dupla eficiência - corrida e pilates!). O método se baseia em 06 princípios (respiração, centro de força, concentração, fluidez, controle e precisão), são eles que nos direcionam a como alcançar nossos objetivos e fazem com que todos os movimentos sejam praticados com muito mais qualidade. Joseph Pilates dizia "Sempre mantenha sua mente concentrada no objetivo do exercício que você está executando. A contrologia desenvolve um corpo uniforme, corrige posturas erradas, restaura a vitalidade física, vigora a mente e eleva o espírito." Quando as células cerebrais são desenvolvidas, a mente também é, e por isso o método estimula milhares de células, ativa novas áreas cerebrais e o melhor funcionamento da mente.
Aliar os exercícios aeróbicos à prática do Pilates traz ao indivíduo, além de benefícios físicos, uma maneira consciente de se movimentar. Conciliar hábitos saudáveis nos dias atuais não é uma tarefa fácil, mas "Hábitos incorretos são responsáveis pela maioria de nossas doenças, se não por todas elas". (Joseph Pilates). Portanto, pratique exercícios regularmente e sempre com orientação de profissionais credenciados. É de fundamental importância procurar seu médico para saber se você está apto a praticar as modalidades de sua escolha. A satisfação é muito pessoal, cada um deve buscar a atividade que lhe proporcione mais prazer e bem-estar, combinar duas ou mais ainda é o melhor negócio.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Andreza de Nóvoa Rocha Maciel
Fisioterapeuta-UNIP, Educadora Física - UEPA, Pós-graduada em Fisioterapia, Atividade Física e Esporte-UNIFOA, Pós-graduada em Fisioterapia, Ortopedia e Traumatologia-UNICAMP, Instrutora de Pilates credenciada no Brasil (Valéria Figueiredo e Physicalmind Instutute de New York, Sócia Proprietária da Clinica Vila Saude
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93