O fisioterapeuta esportivo auxilia na fase de preparação do atleta
Fisioterapia
31/10/2012
Nos últimos anos, houve um aumento significativo no número de pessoas que passaram a praticar esportes. Esse aumento, muitas vezes sem a supervisão ou avaliação de um profissional, levou à maior incidência de lesões esportivas como (tendinites, lesões musculares, lombalgias, câimbras). Isso pode levar as pessoas ao afastamento de suas atividades cotidianas.
Em meio a esse cenário, a fisioterapia surge como uma grande aliada, atuando na prevenção e reabilitação dessas lesões, bem como, das patologias que acometem o sistema músculo esquelético (aparelho locomotor).
Dentre as funções do fisioterapeuta esportivo, que atua com atletas de corrida, podemos destacar o auxílio durante a fase de preparação. E quando o fisioterapeuta trabalha em conjunto com o preparador físico e treinador do atleta, realizando trabalhos de avaliação e correções posturais, avaliações quanto ao tipo de pisada do atleta e dessa forma sugerir mudanças e indicação do calçado mais adequado. Durante um evento esportivo o fisioterapeuta do esporte vai assistir o atleta no que for necessário.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Caroline Ueno
Caroline Amarante Ueno - Fisioterapeuta, Pós-graduada em Dermato-funcional e Tutora em EaD do Portal Educação.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93